9/05/22
O Projeto de Lei nº 5755/2013, que dispõe sobre jornada, condições de trabalho e piso salarial dos Biólogos, recebeu parecer favorável, nesta terça-feira (03/05), na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados. O relator da proposta, deputado Elias Vaz (PSB-GO), descartou a possibilidade de impactos fiscais ou financeiros significativos à União caso a matéria seja aprovada, abrindo caminho para sua tramitação sem necessidade de pronunciamento da Comissão de Finanças quanto aos correspondentes aspectos financeiros e orçamentário públicos.
Em seu parecer, o relator reconhece que, ao fixar regras de reajuste salarial da categoria profissional, é “natural que eventualmente possa ocorrer aumento de despesa com pessoal da União”. No entanto, conforme esclarece no documento, eventual impacto fiscal que decorra da proposição é “irrisório comparativamente ao atual montante da folha de salários da União, de modo que a exigência de sua avaliação e correspondente compensação, estabelecida pela referida legislação fiscal, não se aplica à matéria, pois não há implicação fiscal materialmente relevante a ser estimada e compensada”.
Assim, o deputado Elias Vaz votou pela não implicação em aumento de despesa ou redução de despesas públicas do Projeto de Lei nº 5755/2013, bem como do substitutivo adotado pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público.
Entenda a tramitação
De autoria do deputado Danrlei de Deuz Hinterholz (PSD-RS), o Projeto de Lei nº 5755/2013 já passou pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) e, atualmente, aguarda apreciação na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados.
Desde que o projeto foi protocolado, em 12 de junho de 2013, o Conselho Federal de Biologia (CFBio) tem buscado articular juntamente com deputados, relatores e presidentes de comissões, bem como assessorias parlamentares, com objetivo de avançar na tramitação e de conseguir a aprovação do projeto.
Em dezembro de 2021, a presidente do CFBio, Maria Eduarda de Larrazábal, se reuniu com o relator do projeto na CFT, o deputado Elias Vaz, em busca de apoio. O deputado se colocou à disposição para contribuir com pautas relevantes tanto para a categoria profissional e para o Sistema CFBio/CRBios quanto para a sociedade.
Na ocasião, Maria Eduarda agradeceu a disposição em dialogar com o Conselho e destacou a vasta contribuição oferecida por Biólogos no Brasil em diversas atividades nas áreas de Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde, Biotecnologia e Produção e Educação.
Leia também
Presidente do CFBio se reúne com deputado para tratar de piso salarial do Biólogo
CFBio discute piso salarial do Biólogo com presidente de Comissão da Câmara dos Deputados
ELEIÇÃO CRBio-10 |