12/12/23
No dia 8 de dezembro, ocorreu a 407ª Plenária do Conselho Federal de Biologia (CFBio) em sua sede, contando com a participação da Diretoria do CFBio, Conselheiros do CFBio e Presidentes dos CRBios.
Durante a Plenária, a Coordenadora do Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde (FCFAS), Zilamar Fernandes, trouxe uma análise abrangente sobre os riscos associados à proliferação indiscriminada da modalidade EAD na formação dos profissionais da área da saúde. Essa expansão tem implicações diretas na qualidade dos serviços prestados pelos profissionais formados nesse sistema de ensino.
Conforme apontado por Zilamar, há diversos aspectos prejudiciais não apenas para os profissionais da saúde, mas também para a população que depende desses serviços.
Dentre os pontos ressaltados, destaca-se a falta de controle por parte do Ministério da Saúde. Sua metodologia de monitoramento é restrita à sede, repassando informações sobre a estrutura e outros aspectos cruciais para o funcionamento dos diferentes polos, sem efetuar visitas de fiscalização para comprovação.
Zilamar reforçou sua posição destacando: “Não há prática à distância” e completou: “Na área da saúde, a prática é fundamental, pois até mesmo a percepção de odores do paciente pode ser crucial para um diagnóstico preciso e rápido.”
A presidente do CFBio, Maria Eduarda de Larrazábal, enfatizou o posicionamento do Conselho: “Não se trata de ser contra a tecnologia e inovações. Elas são bem-vindas quando devidamente regulamentadas e contribuem com valores e melhorias para a formação profissional.”
Veja as imagens do evento: https://photos.app.goo.gl/wiLsz2FhsoFcCJJ88
ELEIÇÃO CRBio-10 |