12/07/24
A presidente do CFBio, Bióloga Alcione Azevedo e equipe de apoio do Sistema CFBio/CRBios, participaram, no dia de ontem, de uma reunião com a Secretária de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Dra. Ethel Leonor Noia Maciel, e parte de sua equipe, entre eles, Biólogos(as) que atuam na pasta da saúde do Governo Federal.
Entre os temas tratados, foram debatidos a necessidade de inclusão do Código Brasileiro de Ocupações (CBO) do(a) Biólogo(a) em alguns procedimentos do Sistema Único de Saúde (SUS), além do papel do profissional Biólogo em Saúde Única, Vigilância Epidemiológica, Vigilância de Arboviroses, Zoonoses e outros.
Além dos aspectos acima, também foram discutidos o apoio da Secretaria e entendimento de qual formação se espera do(a) Biólogo(a) para atuação nessa área no SUS. O(a) Biólogo(a), como profissional da saúde, na visão do CFBio, deve obrigatoriamente possuir formação voltada à Saúde e sua aplicação no SUS. “O(a) profissional Biólogo(a) precisa entender o SUS. Este contato foi muito importante, pois podemos estreitar os laços visando bem atender a população”, destacou a Dra Ethel.
Outro tema discutido foi a inserção do(a) Biólogo(a) na equipe eMulti, vinculadas à Atenção Primária do Ministério da Saúde, que também já foi tema em outra reunião com membros do MS.
A presidente frisou que o(a) Biólogo(a) é um profissional capaz para atuar na área da saúde, observado seu currículo efetivamente realizado. “Nosso papel é crucial na proteção da vida e na promoção da saúde pública. Cada um de nós contribui de maneira única para este objetivo coletivo. Vamos continuar avançando juntos, com confiança na ciência, na pesquisa e na nossa capacidade de fazer a diferença”, finalizou Alcione.