18/12/23
Leia o livro ou baixe o arquivo em PDF acessando: https://drive.google.com/file/d/1x7VwlCze1rU0cwlqdw1h0GwJ8XuNcANQ/view?usp=sharing
Entre os diversos grupos faunísticos que ocorrem no Estado de Pernambuco, a Ordem Chiroptera se destaca pela sua riqueza de espécies e abundância de seus representantes. A quiropterofauna pernambucana começou a ser conhecida no século XVII quando Jorge Marcgrave, na sua obra intitulada “Historia Naturalis Brasiliae” fez as primeiras menções sobre morcegos em território pernambucano.
Entre os inícios da primeira e segunda metade do século passado algumas espécies foram registradas em Pernambuco, inclusive por Carlos Oliveira da Cunha Vieira na sua primeira grande obra sobre a zoogeografia de morcegos brasileiros. No entanto, foi com a chegada do professor Deoclécio de Queiróz Guerra Filho (1942-2018†) à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), nos anos 60, que os estudos e pesquisas com morcegos no Estado tomaram um enorme impulso. Ao longo dos anos, o professor realizou inúmeras expedições de campo em diferentes regiões do Estado, contando com o apoio do técnico e taxidermista Mário Ferreira da Silva (1949-2015†), “Seu Mário” ou “Baixinho” como era mais conhecido.
Atualmente, Pernambuco conta com 93 espécies de morcegos, distribuídas em 51 gêneros e oito famílias. Apesar da elevada diversidade na quiropterofauna, registrada como fruto de trabalhos de Deoclécio Guerra e inúmeros outros pesquisadores, Pernambuco carecia de uma obra de abrangência estadual que compilasse e apresentasse uma síntese do conhecimento produzido e acumulado durante décadas no Estado.
Nesta obra, buscamos reunir o conhecimento disperso na literatura especializada, seja em menções em livros-textos sobre morcegos e mamíferos do Brasil ou sob a forma de trabalhos acadêmicos e diversos artigos científicos publicados em periódicos científicos, indexados e não-indexados, nacionais e internacionais.
Esperamos que este livro/e-book inspire novos cientistas a continuar estudando os morcegos no Estado de Pernambuco.
Além do exposto, a presente obra representa uma grande homenagem ao Prof. Deoclécio de Queiróz Guerra Filho, que nos deixou um grande legado de conhecimento e dedicação ao desenvolvimento da Quiropterologia em Pernambuco, e ao Sr. Mario Ferreira da Silva, que contribuiu grandemente para a produção desse conhecimento.
Leia o livro ou baixe o arquivo em PDF acessando: https://drive.google.com/file/d/1x7VwlCze1rU0cwlqdw1h0GwJ8XuNcANQ/view?usp=sharing