20/11/23
A data de 20 de novembro foi instituída como o Dia da Consciência Negra no Brasil, em homenagem a Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares e símbolo da resistência contra a escravidão. Essa data serve como um momento de reflexão sobre a trajetória do povo negro no país, suas conquistas, desafios e a necessidade contínua de lutar por igualdade, justiça e inclusão.
A celebração da consciência negra não se restringe a uma data específica, mas é um chamado diário para a valorização da diversidade, o reconhecimento das contribuições históricas e culturais do povo negro e o compromisso contínuo com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária para todos.
Vivemos um longo tempo com a cultura da utilização termos, piadas e textos de cunho racista como se fosse algo normal. Essa consciência veio à tona por uma questão legal. Infelizmente muitos só tomaram consciência da questão quando sentiram uma ameaça por imposição da lei.
Ainda temos comportamentos reprováveis como seres humanos, que em nada são humanos. Daí justificam-se as leis para dar um choque a esses comportamentos reprováveis. É muito importante estarmos todos atentos, uma vez que todos são iguais!