5/03/20
O Ministério da Saúde disponibilizou um número de WhatsApp para a população enviar mensagens quando tiver dúvidas se a notícia é verdadeira ou falsa. As informações virais serão apuradas pelas áreas técnicas e respondidas oficialmente.
Qualquer cidadão poderá enviar gratuitamente mensagens com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para confirmar se a informação procede, antes de continuar compartilhando. O número é (61) 9 9289-4640
Divulgue esse canal e ajude a combater as Fake News sobre o coronavírus 2019 (COVID-19).
➡ CASOS ATUALIZADOS
O Ministério da Saúde confirmou o quarto caso por COVID-19 em uma adolescente de 13 anos assintomática.
Quatro elementos levaram a definição do caso como confirmado: resultado do exame de contraprova realizado pelo Instituto Adolf Lutz; local provável de infecção (Itália); possibilidade do uso de medicação para tratar uma lesão que pode ter mascarado os sintomas; e, ainda, a possibilidade de a paciente apresentar sintomas provocados pelo coronavírus nos próximos dias.
A decisão foi tomada por um grupo de especialistas que estiveram reunidos nesta quinta-feira (5), em Brasília, a convite do Ministério da Saúde.
Agora, o Brasil registra quatro casos confirmados de coronavírus. Todos são de transmissão importada, de pessoas que estiveram em áreas endêmicas onde o vírus já circula. Outros 531 suspeitos são monitorados pelo Ministério da Saúde e 315 casos já foram descartados por exame laboratorial.