16/08/18
O Conselho Federal de Biologia – CFBio participou nesta quarta-feira, 15 de agosto, do lançamento da campanha Xô Mosquito na Cidade Estrutural, em Brasília. A campanha foi criada pela Associação dos Biólogos do Distrito Federal (ASSBIO-DF) e pelo Sindicato dos Biólogos do DF (SindBio-DF), em parceria com a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, e conta com o apoio do CFBio, do Conselho Regional de Biologia da 4ª Região (CRBio-04) e da empresa Strike Indústria e Comercio.
A Conselheira do CFBio Lourdes Loureiro representou o Conselho Federal e participou como jurada no lançamento da campanha, que teve início às 9h e aconteceu no Centro Olímpico Estrutural. Durante o evento, foram realizadas gincanas educativas com apresentação de jingles e gritos de guerras das escolas EC01, EC02, CED01 e CEF02, de ensino infantil e fundamental, todas localizadas na Cidade Estrutural. Além disso, a programação contou com apresentação de acrobatas da Estrutural, de teatro e show da banda The Couves.
=> Leia mais: Biólogos do DF lançam a campanha Xô Mosquito para combater o Aedes aegypti
A campanha Xô Mosquito é uma ação de natureza cidadã e científica para o controle do mosquito Aedes aegypti na Cidade Estrutural, no Distrito Federal. A Estrutural está localizada nos arredores do maior lixão da América Latina e segundo maior do mundo. Atualmente, a cidade conta com uma população de 50 mil habitantes e, em 2017, apresentou a maior taxa de incidência de dengue, com 484,96 casos para cada 100 mil habitantes, segundo boletim do Ministério da Saúde.
A fim de reduzir esses índices de infestação dos mosquitos Aedes aegypti e Culex quinquefasciatus, estão sendo executadas ações nas escolas para educação ambiental, além de capacitação e treinamento de pessoal, visitas domiciliares para destruição dos criadouros e monitoramento das armadilhas para os mosquitos.
A iniciativa tem também por objetivo destacar o papel protagonista do Biólogo na saúde ambiental preventiva, tendo em vista que é o profissional habilitado para coordenar, elaborar e executar planos de Controle de Vetores e Pragas Urbanas. Os Biólogos e estudantes interessados em participar da campanha podem se inscrever como voluntários por meio do site da ASSBIO-DF: http://assbiodf.com.br
Xô Mosquito na mídia
O lançamento da campanha para combate ao mosquito da dengue na Estrutural foi tema de matéria veiculada nesta quinta-feira (16) no Bom Dia DF, programa da Rede Globo de Televisão. Em entrevista ao vivo, a Bióloga e pesquisadora Rose Monnerat reforçou que a iniciativa conta com o apoio técnico da Embrapa e começou a ser articulada ainda em janeiro de 2018. "A ideia é que eles (as crianças) sejam os agentes mirins da dengue aqui no Distrito Federal. Então, uma das partes do nosso trabalho consiste em trabalhar com as escolas, trabalhar com as crianças", afirmou.
Durante a entrevista, Rose fez convite especial aos Biólogos do Distrito Federal para participarem do projeto. "Daqui pra frente, até o final do ano, nós vamos ficar trabalhando junto com as escolas numa frente; uma outra frente de Biólogos vai trabalhar nas residências fazendo o acerto ambiental, ensinando as pessoas a não deixarem o lixo acumular, como fazer com as suas residências para não ter criadouro do mosquito. Então, assim, mostrando que o Biólogo é um profissional que ajuda a prevenir doenças".
=> Clique e assista na íntegra a entrevista da Bióloga Rose Monnerat para o Bom Dia DF
A campanha também foi divulgada pelo jornal Correio Braziliense, que destacou o envolvimento de estudantes, professores e coordenadores de escolas da região e reforçou que se trata de um projeto realizado por entidades da classe dos Biólogos visando a educar e capacitar a população, de modo a prevenir doenças e combater o mosquito Aedes aegypti.