3/06/15
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 05 de junho de 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo. O objetivo principal da data é chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da proteção dos recursos naturais.
As questões sobre o meio ambiente se apresentam como um problema urgente a ser resolvido. Tem-se observado a deterioração contínua dos ecossistemas, o aumento nas emissões atmosféricas, um dos principais fatores que contribuem para a destruição da camada de ozônio, a disposição inadequada de resíduos sólidos e líquidos, que vem provocando o assoreamento de corpos d’água e a contaminação dos recursos hídricos, causando inundações e, tornando escassos e caros estes recursos.
O uso indiscriminado dos recursos naturais causa a degradação do meio ambiente, trazendo-lhe consequências negativas, muitas vezes catastróficas para o planeta. A natureza, sabiamente, desenvolve mecanismos de defesa para a sua sobrevivência.
Atualmente existe uma grande preocupação em torno do meio ambiente e dos impactos negativos da ação do ser humano sobre ele.
Com o intuito de buscar novas formas para combater ou mesmo para amenizar os problemas ambientais, o Biólogo realiza pesquisa e desenvolve ações para contribuir com o uso adequado dos recursos naturais e com a melhoria da qualidade de vida, para as presentes e futuras gerações.
O Conselho Federal de Biologia parabeniza todas as pessoas, e os Biólogos em particular, que se dedicam às ações para o uso adequado dos recursos naturais.