3/09/25
Em cada descoberta científica, em cada floresta preservada, em cada vida protegida, há sempre um Biólogo fazendo a diferença. Esses profissionais desempenham um papel essencial em áreas que vão muito além da pesquisa acadêmica, alcançando diretamente a vida das pessoas e a sustentabilidade do planeta.
Do meio ambiente à saúde, da educação à biotecnologia e, em todas elas, o Biólogo faz a diferença. Eles atuam de forma transversal na sociedade e estão também presentes na pesquisa e inovação, desenvolvendo soluções que contribuem para o progresso científico e tecnológico.
Nos momentos de maior vulnerabilidade, esses profissionais também se destacam. Estão na linha de frente em emergências ambientais e sanitárias, respondendo a desastres, protegendo comunidades e restaurando ecossistemas impactados. E, diariamente, são protagonistas na conservação da biodiversidade, garantindo o equilíbrio dos ecossistemas e a sobrevivência de espécies fundamentais para o planeta.
Esta data representa muito mais que apenas um marco em nosso calendário; ela simboliza uma jornada de dedicação, excelência e compromisso com a evolução e a regulamentação da Biologia em nosso país. Em 3 de setembro de 1979, a profissão de Biólogo foi regulamentada no Brasil e, desde então, a data passou a ser celebrada como o Dia do Biólogo.
Hoje, celebramos todos os Biólogos e Biólogas que, com dedicação e compromisso, transformam conhecimento em futuro.
Porque onde há emergência, há Biólogos. E onde há Biólogos, há futuro.
Feliz Dia do Biólogo!
| ELEIÇÃO CRBio-06 E CRBio-07 |