16/12/24
O Conselho Federal de Biologia (CFBio) participou ativamente da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (4ª CNGTES), realizada de 10 a 13 de dezembro, em Brasília (DF). Representado pelos delegados indicados pela Conferência Livre, realizada em 13 de agosto deste ano, o Biólogo Helder Neves e a Bióloga Thâmara Reis, o CFBio destacou a importância estratégica dos(as) Biólogos(as) no Sistema Único de Saúde (SUS) e na formulação de políticas públicas voltadas à saúde e ao bem-estar da população.
Com o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”, a conferência reuniu gestores, profissionais de saúde, educadores, pesquisadores e representantes de diversas instituições. O objetivo central foi discutir soluções para desafios como formação profissional, educação permanente, valorização do trabalho na saúde e os aprendizados da pandemia de COVID-19.
Propostas Aprovadas que Valorizam a Biologia
Durante o evento, foram aprovadas duas propostas que reforçam diretamente a atuação dos(as) profissionais de Ciências Biológicas:
Controle de Infecções e Sustentabilidade: aprovação da atuação dos(as) Biólogos(as) em áreas como controle de infecções hospitalares, protocolos de biossegurança, monitoramento microbiológico, gestão de resíduos de saúde, promoção de sustentabilidade, educação e participação popular, além de elaboração e implementação de políticas públicas.
Integração em Equipes Multiprofissionais: reconhecimento e ampliação da participação de Biólogos(as) nas equipes multiprofissionais do SUS, com foco na Atenção Primária, vigilância em saúde e gestão. Essa proposta aborda temas como mudanças climáticas, doenças emergentes, o programa “Uma Só Saúde” e a colaboração interministerial entre Saúde e Educação.
Outras propostas gerais também contemplaram a inclusão de profissionais de Ciências Biológicas em frentes como protocolos de higiene e saúde, educação permanente e mobilização social.
Integração entre Trabalho e Educação
A conferência reforçou a necessidade de alinhar a formação dos profissionais às demandas do SUS. O CFBio defendeu políticas que promovem a capacitação técnica e científica dos(as) Biólogos(as), garantindo que suas competências sejam reconhecidas e aplicadas no contexto da saúde pública.
Ciência, Pandemia e Interdisciplinaridade
O impacto da pandemia de COVID-19 destacou a importância da ciência e da interdisciplinaridade no enfrentamento de crises de saúde pública. O CFBio reafirmou o papel essencial dos(as) Biólogos(as) nesse cenário, com contribuições que vão desde o monitoramento ambiental até o desenvolvimento de tratamentos e tecnologias inovadoras.
Compromisso com o SUS
A participação do CFBio na 4ª CNGTES consolidou a visibilidade e a relevância dos(as) Biólogos(as) no fortalecimento do SUS. O evento foi uma oportunidade para reafirmar que, na construção de um sistema de saúde mais eficiente e inclusivo, os(as) Biólogos(as) são aliados indispensáveis.
ELEIÇÃO CRBio-10 |