21/10/25
O Conselho Federal de Biologia (CFBio) vem a público manifestar seu repúdio diante da informação incorreta publicada ontem pelo Ministério da Saúde, relacionada aos profissionais habilitados na área da Estética.
Como órgão máximo do Executivo Federal na área da saúde, o Ministério da Saúde tem o dever legal e moral de informar corretamente a população e, sobretudo, de verificar a veracidade das informações que divulga. Uma simples consulta interna, junto aos próprios técnicos do MS, seria suficiente para constatar um fato inquestionável: Biólogos, Biomédicos, Farmacêuticos, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Técnicos em Estética, Esteticistas e Cosmetólogos também atuam com estética, e não apenas médicos e cirurgiões-dentistas.
Acreditamos que os autores internos da publicação não tenham validado seu conteúdo com os setores competentes ou com quem detém o conhecimento técnico e regulatório da área. O resultado foi a propagação de desinformação e medo entre profissionais e a sociedade.
A situação torna-se ainda mais grave ao se observar que o CFBio discute a temática da Estética dentro do próprio Ministério da Saúde, por meio do Grupo de Trabalho em Estética da Câmara de Regulação e Trabalho em Saúde (CRTS), desde sua criação. O Conselho é participante ativo e propositivo nesse espaço, o que torna ainda mais inexplicável e inadequada a manifestação equivocada do Ministério.
Após anos de regulamentação da atuação dos Biólogos e Biólogas estetas, não há registro de intercorrências ou faltas éticas relacionadas ao trabalho desses profissionais, que se destaca por ser técnico, brilhante e exitoso. Nossos profissionais se qualificam intensamente para oferecer atendimento com segurança, ética e respeito à população.
Por isso, o Conselho Federal de Biologia exige uma retratação pública do Ministério da Saúde.
Não associe os Biólogos e Biólogas estetas a casos de intercorrência, pois não ocorreram pelas mãos desses profissionais.
Não induza a população ao erro, fazendo-a acreditar que é atendida por profissionais leigos.
Não nos trate como leigos, imperitos ou incompetentes.
Os Biólogos e Biólogas estetas merecem respeito, assim como todos os profissionais que integram as diversas áreas de atuação da Biologia.
_______
Conselho Federal de Biologia
ELEIÇÃO CRBio-06 E CRBio-07 |