7/02/25
No dia 5 de fevereiro, foi realizada a cerimônia de posse da 1ª Gestão e instalação do Conselho Regional de Biologia da 10ª Região/Espírito Santo (CRBio-10). O evento foi presidido pela Bióloga Alcione Azevedo, presidente do Conselho Federal de Biologia (CFBio) e presidente em exercício do CRBio-10, marcando um momento histórico para a profissão no Estado do Espírito Santo.
Durante a solenidade, Alcione Azevedo deu posse aos primeiros conselheiros eleitos do CRBio-10 e, em seguida, declarou oficialmente instalado o novo Regional. Também empossou a Diretoria eleita, que assumirá a gestão do Conselho com a missão de fiscalizar e fortalecer a profissão de Biólogo na região. O Biólogo Gustavo Pessôa de Rezende, presidente do CRBio-02 e também conselheiro secretário do CRBio-10, foi o responsável pela leitura do Termo de Posse dos(as) Biólogos(as) eleitos. O documento foi assinado pelos conselheiros efetivos e seus respectivos suplentes, que formalizaram o compromisso de bem servir ao Conselho Regional.
A Presidente Alcione Azevedo iniciou seu discurso dizendo, “hoje, celebramos a instalação e a posse da primeira gestão do Conselho Regional de Biologia da 10ª Região (CRBio-10), um marco que simboliza o crescimento e o fortalecimento da nossa profissão. O desmembramento e a criação deste novo Regional representa mais do que uma estrutura administrativa. Simboliza o reconhecimento da importância dos(as) Biólogos(as) e do papel fundamental que desempenhamos na sociedade.”
Em seguida, a Presidente do CRBio-10, Bióloga Idalucia Schimith Bergher destacou em seu discurso a importância do novo Regional no âmbito do atendimento das demandas do Estado, a celebração de parcerias com entidades estratégicas e a busca por oportunidades e capacitações para os(as) Biólogos(as).
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, entre elas a Dra. Janete Vargas Simões, Desembargadora do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), o Biólogo Orlei Amaral Cardoso, Subsecretário da Secretaria de Estado de Saúde do Espírito Santo (SESA), e a Deputada Estadual Iriny Nicolau Corres Lopes.
A criação do CRBio-10 surgiu da necessidade político-administrativa de aumentar a representatividade do Sistema CFBio/CRBios no estado do Espírito Santo, com o objetivo de aprimorar a fiscalização do exercício profissional, consolidar o mercado de trabalho e assegurar a defesa da sociedade em seu direito constitucional de garantia de boas práticas profissionais. Ao aproximar o centro decisório dos Estados da jurisdição, busca-se agilizar processos administrativos e fortalecer a fiscalização, cumprindo assim os objetivos institucionais previstos na legislação específica. A redistribuição da jurisdição do CRBio-02 possibilitou a criação do CRBio-10, garantindo maior eficiência na gestão e atendimento aos profissionais do Espírito Santo.
“O desmembramento do CRBio-10 atendeu a uma necessidade de descentralização e proximidade com os profissionais capixabas, que permitirá um atendimento mais ágil, representativo e eficiente. Esse avanço é fruto de muito trabalho, diálogo e comprometimento de todos que acreditam na Biologia como um pilar essencial para o desenvolvimento sustentável do nosso Brasil”, explicou Alcione.
Alcione Azevedo aproveitou para parabenizar os conselheiros eleitos, que assumiram o desafio de liderar essa nova fase. “Sei que não será uma jornada fácil, mas tenho plena confiança na competência, na ética e na dedicação de cada um dos Senhores para conduzir este Conselho com excelência”, afirmou a Presidente. “Contem com o apoio do Conselho Federal de Biologia, que segue ao lado dos Regionais na missão de regulamentar, valorizar e defender a profissão de Biólogo em todo o território nacional”, finalizou Alcione.
Com a instalação do CRBio-10, os profissionais de Biologia da região ganham um novo órgão de fiscalização, ampliando as possibilidades de atuação e protegendo a sociedade. O evento reforçou o compromisso do Sistema CFBio/CRBios com o fortalecimento da profissão e o desenvolvimento da Biologia no Espírito Santo.
ELEIÇÃO CRBio-10 |