5/09/24
Seguindo o calendário comemorativo dos 45 anos da Regulamentação da Profissão de Biólogo, o Conselho Federal de Biologia (CFBio) esteve presente em uma Sessão Solene na Câmara dos Deputados, no dia 3 de setembro.
A sessão foi presidida pela Deputada Adriana Ventura, que iniciou dizendo “nós não temos a dimensão da abrangência de um profissional Biólogo, mas ao estudar um pouco sobre, nós vemos como é ampla a profissão”.
Vice-presidente do Conselho Federal de Biologia (CFBio), Biólogo José Roberto Feitosa, descreve o despertar da profissão como “o Biólogo nasce a partir do momento que despertamos um olhar diferencial ao nosso entorno e entendemos que devemos fazer algo para manutenção e equilíbrio do bem-estar e da natureza”.
“Nesses 45 anos, vimos Biólogos(as) expandirem suas fronteiras e aplicações, desde então, os(as) Biólogos(as) têm desempenhado um papel crucial para a nossa atual geração”, a Bióloga Alcione Azevedo, presidente do CFBio, iniciou dizendo em seu discurso. “Nosso trabalho é vital para o avanço do conhecimento científico para implementação de políticas públicas que visam um futuro mais equilibrado e sustentável”, concluiu.
A Sessão Solene reforçou o reconhecimento do papel fundamental que os(as) Biólogos(as) desempenham no desenvolvimento científico, na conservação ambiental e na promoção de um futuro sustentável. Mesmo que nos últimos 45 anos, a profissão não apenas tenha se consolidado, mas também se expandido, ainda é longo o caminho que os(as) Biólogos(as) têm que trilhar, mas é bom ver as políticas públicas cada vez mais ao lado desses profissionais.
Wesley Ricardo, estagiário de Jornalismo do CFBio, supervisionado por Alexandre Scholtz