15/06/24
Em sua coluna de opinião, GHZ Passo Fundo, a jornalista Nadja Hartmann entrevistou a Bióloga Marcela Bruxel, Conselheira Federal e Coordenadora da Comissão de Meio Ambiente e Biodiversidade do CFBio. Para a Bióloga Marcela, “diante da catástrofe climática, os gestores públicos municipais precisam compor um grupo de profissionais multidisciplinares e realizar a demarcação das áreas inundáveis e topos de morros”.
“A partir dessas informações, será possível realizar estudos técnicos para embasar a readequação do plano diretor dos municípios, garantindo a segurança da população e respeitar o espaço que é da natureza”, complementa.
Segundo ela, é imprescindível que os novos gestores municipais busquem embasamento técnico ambiental, com profissionais da área devidamente qualificados. “Acredito que para que tenhamos algo efetivo seja necessária a união da política com a técnica e científica, pois ambas estão associadas e serão a base para a reconstrução e recuperação ambiental de RS”, afirmou a Bióloga Marcela Bruxel, à coluna.
Wesley Ricardo, estagiário de Jornalismo do CFBio, com supervisão de Alexandre Scholtz.