3/09/23
“Sou realizado com minha profissão. Como a maioria dos meninos possuía fantasias de criança, porém a minha estava, por incrível que pareça, relacionada à ciência e biologia e não ao futebol, que, constituía o imaginário de muitas crianças. Sempre dizia que, ao crescer, seria um cientista, embora não soubesse dizer em que área. Sou biólogo desde criança quando realizava experimentos simples, coletava e colecionava insetos e cultivava minhas plantas. Tenho certeza de que as minhas fantasias estavam relacionadas com biologia do meio ambiente, o que, provavelmente, se devia minha paixão pelo bioma Cerrado. Hoje sou professor da educação básica do estado de Minas Gerais com muito orgulho, oriento e desenvolvo diversos projetos com estudantes do ensino fundamento e médio na esperança que a ciência e tecnologia nesse país ainda seja prioridade. Atuo também na interface de Ecologia, Estudos Culturais e Meio Ambiente, Docência, Didática e Zoologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Ambiental, Ecologia Geral, Zoologia Geral, Entomologia, Bioindicadores, Biomonitoramento e Vigilância Epidemiológica. Tenho dedicado a pesquisas na área de formação de professores; metodologias de ensino e práticas de docência; aprendizagem da docência; concepções e crenças de professores e currículo.”
Henrique Mendes (CRBio 98300/04-D) – Doutorando em Educação em Ciências (PPGEduC) pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Ensino de Biologia pela Universidade de Brasília (UnB). Biólogo pela Faculdade de Patos de Minas. Especialista em Ecologia e Biodiversidade, Botânica, Docência e didática no Ensino Superior e Gestão e Educação Ambiental. Atualmente dedica-se aos estudos em Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental e Conflitos Socioambientais.