12/05/23
Quinta – 11/05 – Em reunião com a diretoria do CFBio, em que participaram a presidente Maria Eduarda de Larrazábal, o vice-presidente Eliézer Marques, a conselheira secretária Helena Ferreira e a conselheira tesoureira Alcione Azevedo, o Presidente do Conselho Regional da 5ª Região (CRBio-05), João Luiz Xavier do Nascimento, apresentou o Planejamento Estratégico do CFBio, parte do Programa Estratégico de Gestão por Resultados, para atender o próximo decênio.
João Nascimento, que vem, desde o segundo semestre de 2022, trabalhando conjuntamente com a diretoria, conselheiros e equipe do CFBio construindo esse planejamento, demonstrou na prática, o espírito de integração e de corpo institucional único ao doar seu tempo e atenção a este projeto de interesse coletivo, ou seja, do Sistema CFBio/CRBios, dos Biólogos e de toda sociedade.
João Luiz explicou que do Planejamento Estratégico resultou em um Plano Tático com quarenta e seis metas a serem atingidas em 2023, as quais, todas devem ser cumpridas até o final do ano.
Representando o sentimento de toda diretoria, a presidente Maria Eduarda, agradeceu ao presidente João Luiz pelo surpreendente trabalho realizado e fez questão de destacar a importância do Planejamento Estratégico com as seguintes palavras: “Na perspectiva de que seja assegurada à Sociedade a prestação de serviços de qualidade pelos profissionais Biólogos, cumpre ao Conselho Federal de Biologia fortalecer a profissão e defender suas prerrogativas, definindo normas, orientando e fiscalizando. Nesse sentido, para o cumprimento da sua missão é necessário que, enquanto gestão do CFBio, vislumbremos a longo prazo o delineamento de ações e metas para cada ano. Isto é o que estamos realizando com a implantação, no Sistema CFBio/CRBios, do Programa de Gestão Estratégica por Resultados, no qual foram definidos os objetivos a serem alcançados nos próximos dez anos.”
Gravamos um depoimento em vídeo com o presidente João Luiz, cuja íntegra de sua fala está aqui reproduzida. O vídeo pode ser conferido em: https://youtu.be/EmMb5U7R390
“Meu nome é João Luiz Xavier do Nascimento, sou presidente do Conselho Regional de Biologia da 5ª Região, mas estou aqui hoje no CFBio colaborando com a implementação do Planejamento Estratégico, que foi elaborado para atender os próximos dez anos.
Nesse planejamento foram definidos quatro objetivos estratégicos e hoje foi apresentado o Plano Tático, ou seja, as metas a serem atingidas conforme cada ação estabelecida, as metas a serem atingidas ao longo desse ano de 2023, que totalizam quarenta e seis.
Esse é um processo fundamental para qualquer organização, porque é o momento em que se define onde se pretende chegar. Então é uma decisão de presente com vistas ao futuro. Isso para o Conselho Federal de Biologia e para os conselhos regionais é fundamental, porque cada ação planejada está sempre voltada à integração do Conselho Federal e dos regionais para que possamos atuar em conjunto como um verdadeiro sistema que somos.
Nessas ações, se busca fortalecer em primeiro lugar a profissão do Biólogo, para que cada egresso de cursos de Ciências Biológicas e afins, se habilite legalmente através do registro e no exercício da profissão ele receba orientações e fiscalizações, visando à prestação de serviços e produtos sempre de qualidade para a sociedade.
Um grande o problema é a execução e a atuação indevida de pessoas como Biólogos sem a devida habilitação, o que acaba se tornando um risco para a sociedade. Esse é um papel fundamental dos conselhos regionais: a orientação e a fiscalização, sendo que essa atuação é normatizada pelo Conselho Federal, que, entre outras ações previstas, está a de valorização da profissão e do Biólogo, e de mostrar quanto o Conselho Federal de Biologia é uma instituição confiável e disponível para atender às necessidades da sociedade, enquanto um conselho de classe.
Nesse planejamento, que foi elaborado tendo como resultado um plano tático para execução no ano de 2023, irá se buscar atingir os quatro objetivos ao longo dos dez anos. Começando neste ano, irá se buscar, então, atingir esses objetivos estratégicos que foram definidos.”