13/02/23
A vacina contra a dengue que está sendo desenvolvida pelo Instituto Butantan, tem se mostrado segura e oferece bom nível de proteção contra a doença, o composto apresentou 79,6% de eficácia contra a doença em comparação com aquelas que haviam tomado um composto inerte (placebo).
“Esse é um nível de proteção excelente para uma formulação produzida com vírus vivo atenuado”, afirma a neurologista Fernanda Boulos, diretora médica do Instituto Butantan e coordenadora do ensaio clínico atual utilizando o composto.
A Butantan-DV, como é conhecida, está na fase 3 de testes, última etapa antes do pedido de registro do produto nas agências regulatórias, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Porém, apenas em meados de 2024 a pesquisa estará completa, após cinco anos de acompanhamento do último participante a ingressar na pesquisa, a eficácia final da vacina deverá ser comprovada.
O ensaio clínico da Butantan-DV, é um dos maiores já conduzidos no país exclusivamente por pesquisadores brasileiros, 10.259 indivíduos foram selecionados aleatoriamente, com idades entre 2 anos e 59 anos, de 13 estados da federação para receber a aplicação de uma dose do composto criado para gerar imunidade contra as quatro variedades (sorotipos) conhecidas do vírus da dengue.
Clique aqui e confira a matéria completa divulgada pelo Portal Butantan.
Fonte: Portal Butantan.
ELEIÇÃO CRBio-10 |