25/11/22
A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) abriu inscrições, até o dia 30 de dezembro, para o Programa de Atualização Profissional em Saúde Digital (PAP-SD).
O objetivo é ampliar o repertório de conhecimentos relacionados à saúde digital e ao desenvolvimento das múltiplas competências necessárias para os trabalhadores e profissionais da saúde atuarem em um cenário de uma prática digital da saúde. A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa oferece o programa com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
A proposta é realizar, em modalidade a distância, com carga horária de 180 horas, um programa gratuito onde profissionais da saúde se qualifiquem para o trabalho em Saúde Digital, utilizando recursos de tecnologia, como o teleatendimento e o prontuário eletrônico em suas rotinas de trabalho.
O programa será dividido em duas etapas. A primeira etapa da capacitação, “Formação Básica em Saúde Digital”, está correndo a todo vapor e o conteúdo é acessado dentro da plataforma desenvolvida pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Entre os temas abordados estão a transformação digital, aplicações práticas na saúde digital, desafios digitais, conceitos de segurança, direito e bioética digital e inteligência emocional digital.
Os 250 candidatos que obtiverem as melhores notas serão classificados para a segunda fase do programa, a “Atualização Profissional em Saúde Digital”. Além da boa pontuação, é preciso que o profissional selecionado já atue como preceptor, orientando estudantes e residentes das áreas de Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Física Médica, Técnico em Radiologia e Saúde Coletiva. Gestores administrativos de saúde e profissionais de TI também poderão se classificar.
Os aprovados terão o apoio de tutores para desenvolver atividades de saúde digital, focadas em assistência, pesquisa e ensino. A previsão é de que as aulas dessa etapa se iniciem em fevereiro de 2023 e serão ministradas em um ambiente online da Escola Superior de Redes (ESR).
Clique aqui para obter mais informações e realizar sua inscrição.