26/04/22
A Diretoria do CFBio tem se empenhado na realização de ações a fim de fortalecer a integração entre o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Biologia. Uma dessas ações, já em andamento, visa à padronização de procedimentos nas áreas contábeis do Sistema CFBio/CRBios.
Em outubro do ano passado, o CFBio realizou o “Seminário de Cobranças e recuperação de créditos do Sistema CFBio/CRBios” para discutir questões jurídicas, administrativas e contábeis relacionadas às cobranças e à recuperação de créditos nos Conselhos de Biologia.
Na última terça (19) e quarta-feira (20), o Conselho Federal deu mais um passo para fortalecimento dessa integração, reunindo, em Brasília, os assessores contábeis do Sistema CFBio/CRBios para elaboração do “Manual de Procedimentos Contábeis”. A reunião contou com a presença da presidente do CFBio, Maria Eduarda de Larrazábal, da Conselheira Tesoureira, Alcione Ribeiro de Azevedo, e do assessor contábil, Manoel de Oliveira Queiroz Júnior. Também participaram do encontro os assessores contábeis de todos os Conselhos Regionais de Biologia.
A Conselheira Tesoureira do CFBio, Alcione Ribeiro de Azevedo, destacou a importância da reunião e do projeto de integração no Sistema CFBio/CRBios, tanto na área contábil quanto em outros setores. “Essa unificação e esses diálogos beneficiam não só os Conselhos, mas sobretudo os nossos profissionais”, afirmou.
Na avaliação do assessor contábil do CFBio, Manoel de Oliveira Queiroz Júnior, a reunião “foi realmente importante e proveitosa. Conseguimos avançar muito em questões relacionadas às necessidades dos assessores contábeis dos Conselhos Regionais”, disse.
De acordo com Manoel, a elaboração do Manual de Procedimentos Contábeis foi a primeira etapa desse projeto. A próxima fase consiste na avaliação, por parte de cada assessoria contábil, do documento que começou a ser construído na última reunião. “Cada um vai fazer seus apontamentos e suas ponderações para que fique adequado ao Sistema. Sabemos que atender a todos talvez seja nossa maior dificuldade, mas acreditamos que conseguiremos chegar muito perto desse nosso objetivo”.
O assessor contábil elogiou, ainda, a sensibilidade da Diretoria do CFBio em relação às demandas dos Conselhos Regionais. “Estamos dando um passo importante. No caso do setor contábil, como precisamos fazer a prestação de contas, a padronização de procedimentos vai ajudar muito. E essa gestão do CFBio se mostra sensível a nossas necessidades; quero citar, aqui, em especial, a Dra. Alcione, que encampou a ideia junto à Diretoria, a qual se mostrou interessada e aprovou a realização dessa empreitada”, concluiu