30/12/21
No dia 01 de dezembro foi lançado o livro infantil “O sauim isso e aquilo”. Trata-se de mais uma obra dos biólogos Maurício Noronha e Dayse Campista, e do jornalista Marcus Pimenta, com ilustrações de Cris Eich, que inova na abordagem sobre a necessidade da conservação do primata sauim-de-coleira (Saguinus bicolor), que além de ser o mascote oficial da cidade de Manaus, encontra-se criticamente em perigo de extinção.
A obra é um projeto de divulgação científica, que tem a missão de promover o sauim-de-coleira, sensibilizar sociedade para a conservação da espécie e capacitar educadores para a discussão e valorização do tema em sala de aula.
No livro, o simpático macaquinho, morador da Floresta Amazônica, abre as portas do seu mundo convidando você para conhecê-lo. Com textos divertidos e repletos de imaginação, escritos em verso e prosa, misturando arte com ciência, são reveladas para as crianças a vida do sauim-de-coleira e as maravilhas da natureza. Ao final do livro, os pequenos ainda podem conhecer todos os bichinhos que aparecem nas ilustrações e aprender seus nomes.
Os autores criaram, ainda, uma plataforma multimídia para garantir o acesso gratuito ao livro e reforçar o potencial da leitura como agente transformador da sociedade (www.osauimissoeaquilo.com.br). Nela, além do livro no formato ebook e videobook, o usuário também encontrará informações sobre a obra e um book trailer.
Este livro foi contemplado pelo Programa Cultura Criativa – 2020 / Lei Aldir Blanc – Prêmio Feliciano Lana do Governo do Estado do Amazonas, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura. Esse projeto editorial também contou com a colaboração da Campanha SALVE O SAUIM e do Instituto Sauim-de-coleira.
Sobre os autores
Maurício Noronha é biólogo, fundador do Instituto Sauim-de-coleira e da Campanha SALVE O SAUIM. É autor de artigos científicos e livros sobre temas amazônicos, entre eles “Sauim-de-coleira: A história de uma espécie ameaçada de extinção” e “Os sauins-de-coleira e a Planta do Céu”.
Dayse Campista é bióloga, fundadora do Instituto Sauim-de-coleira e da Campanha SALVE O SAUIM. Integra o comitê de várias campanhas educativas de espécies brasileiras ameaçadas de extinção. Publicou vários livros e cartilhas de conteúdo ambiental e recebeu várias homenagens pelo seu trabalho.
Marcus Aurelius Pimenta é jornalista, escritor e roteirista. É autor de outros vinte e quatro livros para os públicos adulto e infantil, com destaque para “Terra Papagalli” e “Chapeuzinhos coloridos”. Além disso, escreveu roteiros para longas metragens, documentários e séries de animação infantis premiadas na TV brasileira (Mundo Ripilica, Florestabilidade, Peixonautas entre outros).
Cris Eich é ilustradora e artista plástica, já tendo ilustrado mais de oitenta livros infantis de escritores como Monteiro Lobato, Cecília Meireles, Tatiana Belinky e Ruth Rocha, entre outros. Também é autora de livros como Longas Sombras, Do outro lado da rua, Nós Duas, Doze dias com minha avó e Cadê os bichos.