21/12/21
O Conselho Federal de Biologia (CFBio) indicou um novo nome para assumir vaga de segundo suplente no Conselho Nacional de Saúde (CNS) para o triênio 2021-2024. A solenidade de posse ocorreu de maneira híbrida, na última quinta-feira (16/12), durante a 73ª Reunião Extraordinária, realizada presencialmente no San Marco Hotel, em Brasília. O Biólogo e Conselheiro Federal Horácio Manuel Santana Teles foi indicado pelo CFBio para assumir o cargo e para representar a instituição no evento.
Durante a reunião, o atual presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigatto, foi reeleito com 40 votos favoráveis para comandar a entidade pelos próximos três anos. Houve apenas duas abstenções. Nascido em Júlio de Castilhos e residente em Rosário do Sul (RS), Fernando Zasso Pigatto é conselheiro nacional desde 2014 e representante da Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam), tendo sido eleito presidente do CNS em 2018 e agora, em 2021.
Além da eleição de Pigatto, a reunião deu posse aos conselheiros e conselheiras nacionais de Saúde, que também participaram de processo eleitoral. A Mesa Diretora do controle social nacional na Saúde, composta por Pigatto e mais sete conselheiros e conselheiras, foi escolhida no mesmo dia.
Neste ano, o CNS renovou aproximadamente 30% do seu quadro de conselheiros e conselheiras, após o resultado da última eleição, realizada no dia 11 de novembro.
Assista à sessão de posse transmitida pelo canal do CNS no Youtube:
Com informações da ASCOM CNS