12/08/21
O Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Biologia (Sistema CFBio/CRBios) enviaram a todos os deputados federais e senadores o “Manifesto do Sistema CFBio/CRBios sobre Incêndios e a Desregulamentação das Políticas Ambientais no Brasil”. O documento também está sendo encaminhado a autoridades do Ministério Público Federal e do Poder Executivo, incluindo ministérios, órgãos ambientais, prefeituras e secretarias.
O manifesto foi elaborado pelo “Grupo de Trabalho – Incêndios e a Desregulamentação das Políticas Ambientais no Brasil”, formado pelo Conselho Federal de Biologia e composto por três Biólogos: Angélica Beatriz Corrêa Gonçalves, Maria Saleti Ferraz Dias Ferreira e Yuri Marinho Valença.
Além de expor dados sobre a ocorrência de incêndios e queimadas nos biomas brasileiros e analisar medidas adotadas na desregulamentação das políticas ambientais no Brasil, o documento apresenta uma série de recomendações às instâncias municipais, estaduais e federal para prevenir e combater o fogo e para a proteção das nascentes, das matas ciliares, dos rios e outros corpos de água, além de medidas de proteção da biodiversidade.
Clique aqui e acesse a íntegra do documento.
Leia também:
Sem medidas preventivas, Pantanal pode enfrentar nova tragédia de incêndios nesse ano
Assista ao webinar “#incêndiosNÃO: Um panorama sobre a questão ambiental no Brasil”
Nota Pública: Incêndios e a desregulamentação das Políticas Ambientais no Brasil