7/02/20
A presidente do Conselho Federal de Biologia (CFBio), Maria Eduarda de Larrazábal, enviou ofício na última sexta-feira (29) ao vice-presidente da República, Hamilton Mourão, solicitando a inclusão do Sistema CFBio/CRBios na composição do Conselho da Amazônia, tendo em vista enorme preocupação com as questões ambientais.
Maria Eduarda reforçou que o Sistema CFBio/CRBios considera de suma importância a criação do Conselho para atuar na proteção da biodiversidade da região. “Concentrar as ações de todos os ministérios, voltadas para a proteção, defesa e desenvolvimento sustentável da Amazônia é uma ação estratégica vital tanto para o Brasil como para o planeta”, disse.
No Ofício CFBio nº 88/2020, a presidente do CFBio afirmou ainda que o Sistema CFBio/CRBios, que completou recentemente 40 anos de regulamentação, tem muito a contribuir para o sucesso desse Conselho e que se sentirá honrado com a “indicação de assento nesse fórum tão importante para o futuro daquela região”.
O Conselho da Amazônia
O presidente da República, Jair Bolsonaro, anunciou, em 21 de janeiro de 2020, a criação do Conselho da Amazônia, sob a coordenação do vice-presidente Hamilton Mourão, e da Força Nacional Ambiental, com objetivo de organizar ações entre ministérios para “proteção, defesa e desenvolvimento sustentável da Amazônia”.
Em reunião nessa terça-feira (4) com a Frente Parlamentar da Agropecuária, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, informou que o decreto presidencial que definirá o funcionamento e a composição do novo órgão pode ser editado até a semana que vem.
De acordo com o vice-presidente, por meio desse Conselho e da Força Nacional Ambiental, o Executivo pretende unificar as ações governamentais na Amazônia, alvo de preocupações nacionais e mundiais devido às queimadas e ao desmatamento descontrolado.