4/09/17
A Conselheira Tesoureira do Conselho Federal de Biologia (CFBio), Vera Lúcia Maróstica Callegaro, ministrou nesta segunda-feira, dia 4 de setembro de 2017, Aula Magna no curso de Ciências Biológicas Universidade Católica de Brasília (UCB). A palestra teve como tema a atuação profissional do Biólogo, com destaque para o Selo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências Biológicas.
A Universidade Católica de Brasília está entre as 18 instituições agraciadas com o Selo CFBio na Edição de 2017. “De antemão, queremos cumprimentar a coordenação do curso, o corpo docente e o corpo discente, todos que formaram esse conjunto para que o curso fosse agraciado nesta edição”, parabenizou Callegaro durante a palestra.
A Conselheira explicou que o Selo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências Biológicas foi criado por meio Resolução CFBio Nº 352/2014 com o objetivo de valorizar o ensino das Ciências Biológicas no Brasil. “Com isso, buscamos zelar pela formação e pelo bom conceito dos que exercem a profissão de Biólogo, de modo que possam estar qualificados para atuar conforme princípios éticos e de excelência profissional”, afirmou.
O Selo CFBio de Qualidade é concedido a cada dois anos. O processo de avaliação dos cursos foi realizado a partir de indicadores do Projeto Pedagógico do Curso, Instrumentos de Avaliação do Curso / MEC e Atuação Profissional dos Egressos. Em 2017, a outorga será realizada em solenidade durante o Fórum Nacional do Sistema CFBio/CRBios e Coordenadores de Curso de Ciências Biológicas, que acontecerá nos dias 15 e 16 de setembro.
Vera Callegaro abordou ainda temas como a atuação do Biólogo, a legislação de regulação da profissão e as atribuições do CFBio e dos Conselhos Regionais de Biologia (CRBios). “Atualmente, temos em torno de 100 mil Biólogos registrados no Brasil. No CRBio-04, que abrange Distrito Federal, Minas Gerais, Goiás e Tocantins, são cerca de 10 mil”, informou.
Quanto ao mercado de trabalho, a Conselheira destacou que a atuação profissional está diluída em três grandes áreas: Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde e Biotecnologia e Produção. “Em todas essas esferas, o Biólogo tem atuado de maneira a melhorar a qualidade de vida da população”, ressaltou.
De acordo com a Coordenadora do curso de Ciências Biológicas da Universidade Católica de Brasília, Luciana de Mendonça Galvão, a aula inaugural foi marcada para essa segunda-feira em comemoração ao Dia do Biólogo, celebrado no dia 3 de setembro.
Em sua fala, a Coordenadora reforçou a importância de conhecer a atuação do Conselho Federal de Biologia, bem como de ter mais informações sobre a carreira e sobre as atividades desempenhadas pelo Biólogo. “O papel do CFBio é essencial porque é o órgão que regula a nossa profissão”, concluiu.