18/07/17
O Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES), e a Organização Pan-americana da Saúde (OPAS/OMS), por meio da Representação no Brasil e da BIREME, Centro Latino-americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, convidam profissionais e trabalhadores da saúde para conferências web sobre o Portal de Saúde Baseada em Evidências (Portal SBE).
As conferências serão realizadas mensalmente, entre agosto e dezembro de 2017, com o objetivo de difundir e ampliar os conhecimentos sobre como acessar, buscar e recuperar informações nas bases de dados do Portal SBE, apoiando o uso de evidências nos processos de tomada de decisão em saúde.
Confira abaixo o calendário de realização das conferências web, que contarão com apresentações do DEGES, OPAS/OMS Brasil, BIREME/OPAS, Dot.Lib e EBSCO:
* 22 de agosto – terça-feira, das 11h00 às 12h30
* 19 de setembro – terça-feira, das 11h00 às 12h30
* 24 de outubro – terça-feira, das 11h00 às 12h30
* 21 de novembro – terça-feira, das 11h00 às 12h30
* 12 de dezembro – terça-feira, das 11h00 às 12h30
Todas as conferências serão realizadas por meio do link http://bit.ly/divulga-psbe-2017 . O registro é gratuito.
Sobre o Portal SBE
Iniciado em 2012, o Portal Saúde Baseada em Evidências é uma iniciativa da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS) em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC) para desenvolvimento de uma biblioteca eletrônica com conteúdos específicos para profissionais de saúde.
Buscando maior desenvolvimento e fortalecimento do Portal SBE, a SGTES/MS estabelece em 2015 parceria junto à Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Organização Mundial da Saúde (OMS) no Brasil e Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde da OPAS/OMS (BIREME/OPAS/OMS) para incorporação da Prática Baseada em Evidências no processo de trabalho dos profissionais de saúde e de acadêmicos das áreas da saúde.
O acesso aos conteúdos está disponível aos profissionais e estudantes da área da saúde. No caso dos profissionais, o acesso é definido pelo vínculo destes aos seus respectivos Conselhos Profissionais. Desta forma, têm acesso às bases de dados os profissionais das 14 áreas da saúde, sendo estas: Biologia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Técnico em Radiologia.
Informações de BIREME/OPAS/OMS e do Portal SBE