26/04/17
O curso de Mestrado Profissional em Vigilância e Controle de Vetores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), aprovado recentemente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), estará com inscrições abertas para a primeira turma de 15 a 26 de maio de 2017. Serão oferecidas 20 vagas para graduados em biologia, veterinária, biomedicina e áreas afins, interessados em ampliar o leque de conhecimento no controle e vigilância de insetos, moluscos e carrapatos.
Credenciado com conceito 3 na categoria de Mestrado Profissional (numa grade de conceitos entre 1 e 5), o curso está alocado na área Saúde Coletiva da Capes. O Programa é voltado para profissionais de nível superior interessados no estudo integrado de vetores de doenças humanas e veterinárias no âmbito da saúde única (‘One Health’). O Programa apresenta duas áreas de concentração: Biologia de vetores e interação parasito-hospedeiro e Epidemiologia e controle de vetores.
‘Metodologia de trabalho científico’, ‘Taxonomia clássica’, ‘Ecologia da transmissão’, ‘Biologia de vetores e interação com patógenos’, ‘Sistemática molecular’, ‘Diagnóstico parasitológico e microbiológico’, ‘Vigilância entomológica e malacológica’ e ‘Controle de vetores I e II’ são as nove disciplinas que comporão a grade curricular obrigatória do novo curso. Cada uma terá carga horária de 40h.
As inscrições para o novo curso serão realizadas online, por meio da Plataforma SIGA, no prazo preestabelecido pela Chamada de Seleção Pública.
Clique aqui para obter mais informações sobre o novo Programa de Pós-graduação do IOC.
Confira algumas características do programa e o calendário do curso:
1. Objetivo e público alvo:
Formar profissionais altamente qualificados para atuar no controle e na vigilância de vetores de patógenos causadores de doenças como Dengue, Malária, Zika, Leishmaniose, Chagas, Esquistossomose, entre outras. O curso foi pensado para profissionais vinculados ao serviço público de saúde, nos diferentes órgãos municipais, estaduais e federais.
2. Programa: Aulas teóricas e práticas.
Para facilitar a liberação dos profissionais, as disciplinas serão concentradas em uma semana a cada mês. Nas semanas de aulas será exigida dedicação exclusiva, com a liberação formal do profissional junto a chefia, através de documento entregue na inscrição para a seleção. Os alunos devem defender dissertação para receber o título de mestre, com orientação por docente do programa, que conta com mais de 50 doutores da FIOCRUZ, UFMG, UFF, UFRJ, USP e UFRGS, entre outras.
3. Calendário e disciplinas:
O curso terá duração de dois anos, com início em Agosto de 2017.
2017
Maio – Publicação do Edital de seleção.
Junho – Seleção.
Julho – Inscrições
Agosto – Início das aulas (21 a 25) 1ª disciplina: Metodologia do Trabalho Científico – coord. Dr. Fernando Genta e Dra. Mariana David (IOC)
Setembro – Aulas nos dias 25 a 29 (2ª disciplina) Controle de Vetores – coord. Dra. Denise Valle (IOC) e Mário Sérgio Ribeiro (SES-RJ)
Outubro – Aulas nos dias 23 a 27 (3ª disciplina) Taxonomia clássica – coord. Dr. Reginaldo Brazil e Dra. Suzete Gomes (IOC)
Novembro – Aulas nos dias 27 a 1/Dez (4ª disciplina) Ecoepidemiologia das Doenças Transmitidas por Vetores – coord. Dra. Nildimar Honório (IOC), Dr. Mauricio Vilela (IOC) e Cristina Giordano (SES-RJ)
2018
Fevereiro – Aulas nos dias 19 a 23 (5ª disciplina) Biologia de Vetores e Interação Patógeno-Hospedeiro – coord. Dra. Daniele Castro (IOC), Dra. Ana Claudia Melo (UFRJ) e Dr. Ricardo Nascimento Araújo (UFMG)
Março – Aulas nos dias 19 a 23(6ª disciplina) Sistemática molecular – coord. Dra. Rafaela Bruno e Dra. Luciana Araripe (IOC)
Abril – Aulas nos dias 16 a 20 (7ª disciplina) Diagnóstico Laboratorial de Agentes Infecciosos e Parasitários – coord. Dra. Angela C. Junqueira (IOC), Elaine S. Mendonça (SES-RJ) e Dra. Silvana C. Thiengo (IOC)
Maio – Aulas nos dias 21 a 25 (8ª disciplina) Vigilância Malacológica e Entomológica – coord. Dra. Monica Ammon Fernandez e Dr. José Bento Pereira Lima (IOC)
Junho – Aulas nos dias 25 a 29 (9ª disciplina) Prática do Controle de Vetores – coord. Dra. Cynara Rodovalho e Dr. Rafael Freitas (IOC)
2019
Julho – Defesa da dissertação e Titulação dos alunos (previsão para 1º turma)
Fonte: Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz
ELEIÇÃO CRBio-10 |