1/08/16
O Conselho Federal de Biologia – CFBio parabeniza a equipe brasileira que conquistou três medalhas de bronze e uma menção honrosa na 27ª Olimpíada Internacional de Biologia, que aconteceu entre os dias 17 e 24 de julho em Hanói, no Vietnã. A equipe foi formada por Victor Tsuda (SP), Matteo Ebram (SP), Bruno Valério (PR) e Luís Eduardo Fernandes (CE), sob a liderança dos professores Rubens Oda e Daniel Berto.
A equipe brasileira é a única latino-americana a receber premiação. Com a conquista, o Brasil alcançou o posto de melhor país ibero-americano da competição. Espanha e Portugal levaram duas e uma medalha de bronze, respectivamente.
No total, 72 países participaram da Olimpíada, que teve como primeiro colocado geral Cingapura. A competição contou com mais de 250 estudantes do ensino médio, que enfrentaram uma maratona de exames práticos e teóricos sobre temas como Bioquímica e Microbiologia, Botânica, Zoologia e Biologia Molecular.
A Olimpíada Internacional de Biologia (IBO, sigla em inglês) foi fundada em 1989 e realizada pela primeira vez em Olomouc, na República Checa, em 1990. A competição internacional é para equipes de quatro alunos vencedores das Olimpíadas Nacionais de Biologia.