19/01/15
A próxima quinta-feira (22) é a data limite para submeter propostas ao Programa de Cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação com Países da África (PróAfrica). Os projetos devem priorizar áreas como: mudanças climáticas, saúde pública, segurança alimentar, desenvolvimento agrícola e pecuário, inclusão social e eventos extremos.
O programa é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI). Serão investidos R$ 2 milhões provenientes dos Fundo Nacional de Desenvolvimento Cientpifico e Tecnológico (FNDCT). Os interessados podem se inscrever por meio do Formulário de Propostas Online, disponível na Plataforma Carlos Chagas.
O proponente, responsável pela apresentação da proposta, deve ser brasileiro ou estrangeiro com visto permanente e residente no País, além de ter o título de doutor e currículo cadastrado na Plataforma Lattes. A divulgação dos resultados está prevista para maio de 2015.
O objetivo do programa é selecionar e apoiar atividades de cooperação internacional em Ciência, Tecnologia e Inovação entre pesquisadores brasileiros e africanos, que contribuam, de forma sustentada, para o desenvolvimento científico e tecnológico dos países envolvidos, mediante a geração e apropriação de conhecimento e a elevação da capacidade tecnológica dos países, visando a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
De 2005 a 2010 foram lançados 05 editais do ProÁfrica, perfazendo um total de R$ 9.550.469,86 (nove milhões quinhentos e cinqüenta mil quatrocentos e sessenta e nove reais e oitenta e seis centavos) com o financiamento de 190 projetos.
Confira a íntegra do edital aqui.