18/02/14
Vaga para pós-doutorado no Laboratório de Imunoquímica e Glicobiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP
O Laboratório de Glicobiologia e Imunoquímica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, abre uma oportunidade de bolsa pós-doutoramento como parte do Projeto Temático "Lectinas de Patógenos", financiado pela FAPESP.
Estamos selecionando candidado que tenha conhecimento e experiência prévia na área de biologia celular, biologia molecular e glicobiologia, para desenvolver projeto sobre propriedades biólogicas de paracoccina, uma lectina fúngica ligante de N-acetilglucosamina, dotada de atividade quitinase.
O trabalho terá como objetivo: (1) localizar paracoccina nas formas filamentosas, de transição e leveduras de Paracoccidioides brasiliensis, relacionando-a com o papel desempenhado na biogênese da parede e no crescimento fúngico; (2) identicar os possíveis glicoligantes de paracoccina na membrana de células de mamíferos, com ênfase em receptores da imunidade inata, relacionando-os com a atividade moduladora desempenhada por paracoccina sobre a imunidade do hospedeiro; (3) avaliar in vivo a atividade imunomoduladora de paracoccina e seu potencial efeito protetor contra a paracoccidioidomicose experimental.
O projeto exige que o candidato tenha formação nas áreas de imunologia, glicobiologia e biologica celular, bem como experiência no estudo de modelos experimentaris de infecção, em metodologias de cultivo celular e de microorganismos, citometria de fluxo, puruticação de proteínas e técnicas eletroforéticas. É também desejável que o candidato tenha conhecimento básico em técnicas de microscopia.
Os interessados devem enviar para Maria Cristina Roque Barreira ( mcrbarre@fmrp.usp.br), coordenadora do projeto, declaração de interesse e histórico escolar do Doutrado. Devem ainda ter o seu currículo Lattes atualizado. A seleção será feita por meio do exame da documentação encaminhada.
As inscrições encerram-se em 15 de março de 2014.