A ouvidoria é um canal para você apresentar sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias. No serviço público, a ouvidoria é uma espécie de “ponte” entre você e a Administração Pública (que são os órgãos, entidades e agentes públicos que trabalham nos diversos setores do governo federal, estadual e municipal).
No Poder Executivo Federal, essa ponte é facilitada pela plataforma Fala.BR, a Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação, por meio da qual você pode enviar manifestações de ouvidoria e pedidos de acesso à informação de forma unificada e ágil.
A ouvidoria recebe as manifestações dos cidadãos, analisa, orienta, encaminha às áreas responsáveis pelo tratamento ou apuração, responde ao manifestante e conclui a manifestação.
Tipos de Manifestação:
- SUGESTÃO: Proposição de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento de políticas e serviços prestados pela Administração Pública federal. O mesmo card de sugestão também será utilizado para abrir demandas do SIMPLIFIQUE!;
- ELOGIO: Demonstração ou reconhecimento ou satisfação sobre o serviço oferecido ou atendimento recebido;
- SOLICITAÇÃO: Requerimento de adoção de providência por parte da Administração;
- RECLAMAÇÃO: Demonstração de insatisfação relativa a serviço público;
- DENÚNCIA: Comunicação de prática de ato ilícito cuja solução dependa da atuação de órgão de controle interno ou externo; e
- PEDIDO DE ACESSO À INFORMAÇÃO: Se você quer ter acesso à informação pública.
Clique abaixo para registrar sua manifestação