5/06/24
Por Everton Richetti*
O paisagismo pode ser entendido como a técnica de projeção e planejamento para criação de espaços ao ar livre de modo que promovam a integração harmoniosa e funcional dos elementos naturais com os construídos. Em outras palavras, é projetar componentes bióticos de forma integrada com aspectos arquitetônicos e urbanos, visando a criação de ambientes esteticamente agradáveis e ecologicamente equilibrados.
Nesse sentido, considerando os aspectos de projeção de ecossistemas e sua relação com os meios bióticos e abióticos, nós biólogos e biólogas do Brasil possuímos uma extensa grade curricular que nos capacita para o exercício destas atividades. Destaco aqui, por exemplo o nosso conhecimento específico em botânica para o inventário e identificação de espécies mais adaptadas para determinados ambientes em projetos, como também as limitações e riscos sobre emprego de espécies exóticas e invasoras em áreas urbanas. O entendimento dos biólogos sobre processos fisiológicos e a relação das plantas com o solo e o stress hídrico, como suporte para delineamento de áreas e sua propensão à impermeabilização e drenagem, para gramados, canteiros, áreas de relevo em declive, ou para áreas úmidas como lagos e ecossistemas úmidos que integram locais com orlas marinhas, margens fluviais, lagoas artificiais, entre outros projetos.
Além de tudo isso, considerando a agenda 2030, e no compromisso de desenvolvimento sustentável e das “cidades verdes”, as biólogas e biólogos que atuam na área de paisagismo possuem um amplo entendimento dos aspectos ecológicos e de gestão de ecossistemas. Este aspecto de visão holística, nos permite abordar projetos paisagísticos que garantam a sustentabilidade, como por exemplo o uso eficiente de água, delineamento de áreas verdes que mitiguem ilhas de calor em centros urbanos, gestão de resíduos orgânicos de manutenção, a integração humana com o design paisagístico, considerando aspectos locais e culturais e sua relação com a biodiversidade.
Entre tantos aspectos supracitados, ressalto que o biólogo é o profissional legal e tecnicamente habilitado a atuar em atividades de Paisagismo, especialmente ao considerar o homem como parte do meio ambiente e a necessidade de integração em um mundo cada vez mais em constante mudança e adaptação.
*O biólogo Everton Richetti é Conselheiro Federal e mestre em Biologia de Fungos Algas e Plantas pela UFSC.
ELEIÇÃO CRBio-10 |