9/09/25
No dia 5 de setembro, a Presidente do Conselho Federal de Biologia (CFBio), Bióloga Alcione Azevedo, reuniu-se com o Embaixador do Peru no Brasil, Rómulo Fernando Acurio Traverso, na sede da Embaixada do Peru, em Brasília. O encontro também contou com a presença da Decana do Colégio de Biólogos do Peru, Bióloga Vilma Montero Celestino.
A reunião teve como objetivo dar início às tratativas para viabilizar um termo de reciprocidade entre o Sistema CFBio/CRBios e a entidade peruana. A Embaixada do Peru terá papel fundamental como intermediadora junto ao governo peruano, articulando os aspectos diplomáticos necessários, uma vez que o tratado vigente entre os dois países ainda não contempla essa reciprocidade. A proposta busca assegurar que Biólogos de ambos os países possam atuar com segurança e reconhecimento profissional, respeitando as legislações nacionais e valorizando a formação e as competências internacionais.
Durante a conversa, a Presidente Alcione Azevedo ressaltou que o acordo poderá representar um marco na cooperação entre Brasil e Peru: “A reciprocidade permitirá o fortalecimento das relações profissionais, possibilitando o intercâmbio de experiências e práticas em áreas essenciais, como pesquisa científica, saúde pública, biotecnologia e conservação ambiental.” A Presidente também destacou a importância de os Conselhos serem parte ativa em tratados de amizade e cooperação que promovam avanços em saúde, educação e ciência.
O Embaixador Rómulo Acurio demonstrou entusiasmo com a iniciativa e determinou à equipe da Embaixada que sejam tomadas as providências necessárias para dar andamento ao processo: “Essa integração é fundamental para aproximar ainda mais nossos países e valorizar o trabalho dos Biólogos.”
O encontro marcou o primeiro passo para um futuro acordo que, além de ampliar oportunidades para os profissionais da Biologia, trará benefícios para a sociedade brasileira e peruana.
ELEIÇÃO CRBio-06 E CRBio-07 |