20/08/25
O Conselho Federal de Biologia (CFBio) deu mais um passo rumo à cooperação internacional ao receber convite do Colégio de Biólogos do Peru (CBP) para integrar, como sócio fundador, a Red Latinoamericana de Asociaciones de Profesionistas en Ciencias Biológicas y Ambientales (RED LATBIOMA).
A rede nasce com o propósito de fortalecer a colaboração técnica, científica e institucional entre entidades representativas das Ciências Biológicas em toda a América Latina e Caribe, fomentando a troca de conhecimentos, experiências e boas práticas.
Formada por instituições e associações de países como Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Panamá e Peru, a RED LATBIOMA tem como objetivos a valorização profissional, a defesa das Ciências Biológicas, o incentivo à pesquisa, a promoção da educação continuada e a atuação ativa em políticas públicas voltadas à conservação e ao uso sustentável da biodiversidade.
O CFBio já confirmou interesse em avançar nas tratativas e sugeriu a realização de uma reunião durante as comemorações do Dia do Biólogo, em setembro, no Brasil. O encontro será híbrido, permitindo a participação de representantes internacionais, incluindo o Biólogo Roberto Ramirez Espitia, Presidente da mesa diretiva da Rede.
Para o Conselho, essa iniciativa representa uma oportunidade única de estreitar laços e construir pontes de cooperação capazes de impulsionar ações conjuntas pelas Ciências Biológicas, pela conservação ambiental e pelo desenvolvimento sustentável em toda a América Latina e no Caribe.