19/06/24
Em novembro desse ano acontecerá a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP 29. O Biólogo e doutor em ecologia, Thiago Metzker, que trabalha junto ao Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), participará da conferência em Baku, no Azerbaijão.
Thiago atua junto à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (em inglês, United Nations Framework Convention on Climate Change ou UNFCCC)/ONU a mais de uma década. Desde a COP26, em Glasgow, na Escócia, o Biólogo participa presencialmente e no momento encontra-se trabalhando já para a construção da Jornada COP30, que acontecerá em 2025 no Brasil. Junto ao IPCC ele faz a revisão e a elaboração dos estudos técnicos sobre os cenários de mudanças climáticas de acordo com as emissões dos países. Thiago explica que “o IPCC projeta cenários de como vai se dar o aumento da temperatura média em diferentes regiões do planeta ou como será o comportamento das variações das quantidades das chuvas (precipitações) em determinados cenários”.
Se nas negociações climáticas os países não conseguirem consensos nos acordos e houver aumento na emissão de gases de efeito estufa, isso implicará em maior frequência e intensidade de eventos climáticos extremos, que causaria uma série de prejuízos para toda a humanidade, como: mortos, desabrigados e/ou refugiados climáticos. Principalmente para aqueles grupos mais vulneráveis (e que menos contribuem para o aumento de gases de efeito estufa), mas vivem em encostas, áreas de deslizamento, sujeitas a inundação, sem segurança hídrica, alimentar e sem acesso a sistemas de saneamento adequados.
Sobre o acompanhamento do Sistema CFBio/CRbios, Thiago destaca que “é fundamental termos Biólogos(as) que trabalham nessa agenda. Biólogos(as) têm uma formação mais inter e transdisciplinar para poder lidar com as interações que a agenda climática precisa, como: física, social, biótica e socioambiental, e ainda conseguir ver esses problemas que a mudança climática pode ter de uma forma muito transversal”.
Complementa dizendo que “a formação do(a) Biólogo(a) para acompanhamento da agenda climática nacional e internacional é extremamente valorizada nesses encontros, porque vai além, de por exemplo, a formação ‘calculista’ e com pouca visão sobre a interface de diversas matérias”.
Então, para o Biólogo Thiago Metzker, o acompanhamento do Sistema CFBio/CRBios, é de extrema importância para existir convergência das diretrizes nacionais que são trabalhadas pelos Conselhos junto ao Governo Federal com as metas internacionais de desenvolvimento sustentável, conservação da biodiversidade, mudança do clima, dentre outros.
Wesley Ricardo, estagiário de jornalismo do CRBio, com supervisão de Alexandre Scholtz
ELEIÇÃO CRBio-10 |