16/11/22
Pesquisadores da área da Botânica lançaram a “Carta Aberta de Botânicos aos Brasileiros – Emergência Climática” com o objetivo de alertar e de se posicionar em relação à necessidade de redução de emissões de gases de efeito estufa. O documento é uma reação ao dado revelado pela ONU de que 85% dos países que assumiram compromisso de revisar e fortalecer seus planos climáticos na COP26, incluindo o Brasil, ainda não o fizeram.
Conforme ressalta o documento, o Brasil se comprometeu, como signatário do Acordo de Paris, a diminuir “as emissões de gases de efeito estufa em 37% até 2025 em relação a 2005, e com uma indicativa de que poderia reduzi-las em 43% até 2030. Parte significativa da redução de emissões do Brasil viria, na verdade, da remoção de CO2 da atmosfera através de restauração florestal. Neste sentido, o país assumiu o compromisso de restaurar 12 milhões de hectares de sua vegetação nativa”.
“Ante os argumentos aqui expostos, nós, pesquisadoras e pesquisadores botânicos brasileiros, que utilizamos a biodiversidade deste país como fonte de estudo, entendemos que não é possível uma mudança real para atingirmos metas climáticas sem a participação ativa das sociedades científica e civil, mediante políticas públicas claras, objetivas e coletivas”, concluem os pesquisadores, convidando quem tiver interesse a assinar a carta para endossar os pedidos por mudanças.
Clique aqui para acessar a carta.