26/04/22
Acontece nessa sexta-feira (29/04), das 14h às 16h, o primeiro encontro das Diretorias e das Comissões de Saúde dos Conselhos Federal e Regionais de Biologia para organização do 1º Fórum Nacional de Saúde do Sistema CFBio/CRBios.
O encontro será realizado, de maneira on-line, a fim de discutir a proposta de evento elaborada pela Comissão de Saúde e aprovada pela Diretoria do CFBio, bem como receber contribuições e sugestões dos Conselhos Regionais.
De acordo com a Conselheira Federal Juliana Johann, coordenadora da Comissão, o Fórum tem como objetivo principal valorizar, divulgar e fortalecer a atuação de Biólogos na área de Saúde. “É muito importante demonstrarmos aos órgãos governamentais e às instituições privadas o potencial que nossa classe profissional tem para trabalhar nos mais diferentes setores da Saúde”, afirmou.
Segundo Juliana, a ideia do Fórum é dialogar e trazer para o debate entidades governamentais (Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde e Secretarias de Saúde) e internacionais (Organização Panamericana de Saúde – OPAS/OMS), bem como Órgãos de Acreditação, Setor Produtivo da Saúde, Agência de Vigilância de Sanitária (Anvisa), Representantes Comerciais e integrantes das Comissões de Saúde e das Diretorias do Sistema CFBio/CRBios.
“Dessa maneira, podemos não só debater acerca das políticas internas dos Conselhos de Biologia para a Saúde, mas também realizar ações de fomento e de fortalecimento da atuação de Biólogos na área, acordos e parcerias com entidades governamentais e instituições de acreditação, além da aproximação com o setor produtivo”, complementou a coordenadora.
O Biólogo Gildemar Crispim, membro da Comissão de Saúde do CFBio, também destacou a importância dessa ação. “A área da Saúde está sendo muito valorizada nesse momento, por conta da pandemia de COVID-19, e Biólogos com formação especializada são profissionais habilitados a atuarem em diversas atividades nesse campo. Ainda assim, muitas instituições públicas e privadas nos desconhecem como profissionais da Saúde”, concluiu.