6/02/20
Biólogos têm oferecido grandes contribuições, tanto no diagnóstico do coronavírus, quanto em pesquisas para aperfeiçoar o tratamento e formular possíveis componentes vacinais, e também na educação e orientação da população.
Em relação ao diagnóstico laboratorial, segundo o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, o espécime preferencial é a secreção da nasofaringe (SNF). Considerando novos vírus ou novos subtipos virais em processos pandêmicos, ele pode ser estendido até o 7° dia (mas preferencialmente, até o 3° dia).
O diagnóstico laboratorial específico para coronavírus inclui as seguintes técnicas:
No Brasil, os NICs (Centro Nacional de Influenza) fazem o RT-PCR em tempo real e o sequenciamento através da metagenômica nos laboratórios parceiros do Ministério da Saúde.
Confira os últimos dados de notificações do novo coronavírus no Brasil e no mundo:
➡ No Brasil, até 06 de fevereiro de 2020, segundo o Ministério da Saúde, 9 casos se enquadram na atual definição de suspeitos para o novo coronavírus (nCoV-2019). Os casos suspeitos estão sendo monitorados pelo Ministério da Saúde nos seguintes estados: Minas Gerais (1), Rio de Janeiro (1), São Paulo (3), Santa Catarina (1) e Rio Grande do Sul (3). O Brasil segue sem nenhum caso confirmado.
➡ Até o momento, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), foram confirmados 28,3 mil casos, com 565 mortes.