23/02/18
O Conselho Nacional de Saúde (CNS) realizará, entre os dias 27 de fevereiro e 2 de março, a 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (CNVS). O evento vai reunir, em Brasília, mais de 2 mil participantes eleitos nas conferências estaduais, municipais, macrorregionais e livres. O Conselho Federal de Biologia – CFBio já confirmou participação na abertura conferência, que acontecerá no dia 27 de fevereiro no Centro de Eventos da Ascade, em Brasília.
O objetivo será criar uma política nacional que fortaleça as ações de vigilância em saúde no Sistema Único de Saúde (SUS). Construída coletivamente entre os participantes, a política deve estabelecer um modelo de atenção à saúde que reduza o risco de doenças e outros agravos.
Com o tema central "Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um Sistema Único de Saúde (SUS) Público de Qualidade", a conferência terá entre os palestrantes o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Jarbas Barbosa, a procuradora do Ministério Público de Contas do Estado de SP, Élida Graziane, o professor do Departamento de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Norberto Rech, e o ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo.
O fortalecimento do SUS, a democracia, a importância do olhar para o território, as responsabilidades do poder público e o lugar da Vigilância em Saúde no SUS estão entre os temas que serão discutidos com acadêmicos, especialistas, conselheiros de saúde, trabalhadores, usuários e gestores.
=> Conheça a programação e os palestrantes da 1ª CNVS
Todos os(as) delegados(as) da 1ªCNVS foram eleitos(as) nas centenas de conferências municipais e macrorregionais realizadas em todo o país, além de 32 conferências livres, 26 conferências estaduais, uma distrital e uma plenária estadual promovida no Rio de Janeiro. Nestas etapas preparatórias, que começaram em junho de 2017, foram consolidadas 170 propostas que serão levadas para a conferência nacional.
=> Conheça o Caderno das Propostas Consolidadas para a 1ª CNVS
A Vigilância em Saúde inclui a vigilância sanitária, a epidemiológica, a ambiental e a de saúde do trabalhador, com atividades de prevenção e promoção da saúde. Com as ações da área, é possível promover mais qualidade de vida. Para o CNS é fundamental, neste momento de desmonte das políticas públicas e perdas de direitos, resistir, defender e divulgar a amplitude do SUS.
Se você estiver em Brasília e quiser contribuir cobrindo este grande evento para veículos tradicionais ou independentes, participe da equipe de comunicação. Para isso, basta preencher formulário de credenciamento aqui. As inscrições que foram realizadas antes da alteração de data da 1ª CNVS estão mantidas. Mesmo de longe, você pode ajudar na divulgação curtindo e compartilhando a página do evento criada pelo CNS no face.
Mais informações:
O que: 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (CNVS)
Quando: 27 de fevereiro a 2 de março
Onde: Centro de Eventos da Ascade (SCES Trecho 2, Conjunto 10, Lote 18, Asa Sul, Brasília)
Contato: (61) 3315-3576 / 3135
Fonte: CNVS
ELEIÇÃO CRBio-10 |