19/01/15
O Instituto Mamirauá está com inscrições abertas para o Curso de "Gestão Compartilhada dos Recursos Pesqueiros com foco no Manejo Participativo de Pirarucu (Arapaima gigas)". O objetivo desta sexta edição é incentivar a multiplicação das ações do manejo participativo de pesca em outras regiões. As inscrições vão até o dia 1º de março de 2015 e interessados poderão efetivar seu interesse, enviando um e-mail para pesca@mamiraua.org.br, atendendo aos requisitos do edital (disponível aqui).
O curso acontecerá no período de 15 a 24 de abril de 2015, em Tefé, no estado do Amazonas. A iniciativa é voltada para profissionais que atuem direta ou indiretamente na implementação de sistemas de manejo de pesca, em áreas protegidas da Amazônia. A prioridade será dada aos candidatos de organizações governamentais e não governamentais da Amazônia, que pretendem implementar ou já estejam assessorando sistemas de manejo participativo de pirarucu.
Durante o curso, o Instituto Mamirauá irá retratar sua experiência no manejo participativo de pirarucu, por meio de: intercâmbio das experiências de manejo vivenciadas pelos participantes, bases antropológicas e sociológicas sobre o modo de vida das populações, descrição do processo de implementação do Manejo Participativo de Pirarucu nas Reservas Mamirauá e Amanã, fundamentos da biologia e ecologia do pirarucu e a importância da várzea para a produtividade pesqueira e princípios, diretrizes e metodologias de zoneamento e a importância de sua correta definição na reprodução, uso de habitat, alimentação, crescimento e movimentação do pirarucu.
Além desses temas, o curso também abordará o método de contagem de pirarucu, abordagem e o detalhamento das atividades correlacionadas com as ações prioritárias para o manejo de pirarucu em ambientes de várzea (organizar, zonear, proteger, contar, pescar, vender e avaliar) e suas diretrizes metodológicas, e as etapas do processo de manejo e os critérios de avaliação, com enfoque para as lições aprendidas.
ELEIÇÃO CRBio-10 |