5/07/19
O deputado Expedito Netto (PSD-RO) apresentou novo parecer, nesta terça-feira (3), na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) sobre o Projeto de Lei 5755/2013, que dispõe sobre jornada, condições de trabalho e piso salarial dos Biólogos.
Nesse parecer, o deputado relator da matéria reduziu a jornada de trabalho do Biólogo de 40 para 36 horas semanais e estabeleceu o piso salarial no valor de R$ 4.990,00 (quatro mil e novecentos e noventa reais). Antes, o piso havia sido definido no valor de cinco salários mínimos. No entanto, o relator argumentou que a Constituição Federal proíbe a vinculação do piso ao salário mínimo.
Em abril do ano passado, o deputado já havia apresentado voto pela constitucionalidade, juridicidade e boa técnica legislativa do projeto, o que foi reiterado no novo parecer.
Entenda a tramitação
Desde que o projeto foi apresentado pelo deputado Danrlei de Deus Hinterholz (PSD-RS), o presidente do Conselho Federal de Biologia, Wlademir João Tadei, tem participado de várias articulações junto a deputados, relatores e presidentes de comissões, bem como assessorias parlamentares, com objetivo de conseguir aprovação do projeto.
O PL 5.755 já passou pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP), onde teve parecer favorável da deputada Gorete Pereira (PR-CE), na forma de substitutivo. O parecer foi aprovado, por unanimidade, em 24 de abril de 2017.
Em seguida, a proposta foi encaminhada à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, sob a relatoria do deputado Expedito Netto. Em 12 de abril de 2018, o deputado apresentou parecer favorável, pela constitucionalidade, juridicidade e boa técnica legislativa do projeto.
O PL tramita na CCJC em caráter conclusivo. Caso seja aprovado na comissão, a matéria segue para o Senado Federal sem precisar ser apreciada pelo Plenário da Câmara dos Deputados.
Leia também
CFBio envia ofício a deputado solicitando votação do Piso Salarial do Biólogo
Projeto do piso salarial do Biólogo é desarquivado na Câmara dos Deputados
CFBio solicita desarquivamento do Projeto de Lei do piso salarial do Biólogo
PL do piso salarial dos Biólogos avança na Câmara dos Deputados
CFBio conclama Biólogos a participarem de campanha por piso salarial
CFBio busca apoio de Deputados ao PL do piso salarial do Biólogo