19/04/24
Brasília (DF), 19/04/2024 – A presidente do Conselho Federal de Biologia (CFBio), Alcione Azevedo, cumpriu duas agendas de aproximação com o Congresso Nacional. A primeira delas foi um encontro com o senador Hamilton Mourão (Republicanos/RS) e a segunda com o deputado federal Bohn Gass (PT/RS).
A reunião com o senador Mourão abrangeu diversos assuntos que dizem respeito ao universo do profissional de biologia e a realização de uma Sessão Especial, a ser conduzida no plenário do Senado Federal, alusiva aos “45 Anos de Regulamentação da Profissão de Biólogo”.
Na oportunidade, a Presidente do CFBio destacou a importância do Sistema CFBio/CRBio e apresentou as áreas de atividades profissionais e de atuação do biólogo. “Nossos biólogos participam da construção de uma sociedade que se preocupa com impacto da atividade humana no meio ambiente, buscam soluções para os problemas decorrentes e compreendem o papel da ciência e da evolução da humanidade”, enfatizou Alcione.
O senador Mourão fez questão de exaltar a importância do profissional de biologia como partícipe da solução de um Brasil que cresce e produz com tecnologia agregada. “Vejo os biólogos na indústria e no campo, buscando e mostrando a necessidade do desenvolvimento sustentável”, afirmou Mourão.
Por fim, o senador aquiesceu à demanda apresentada pelo CFBio e assumiu a responsabilidade de conduzir a Sessão Especial, no Senado Federal, a qual já foi confirmada para o dia 2 de setembro de 2024.
No segundo momento, com o deputado federal Bohn Gass, a presidente do CFBio discorreu sobre o universo do profissional de biologia, principalmente a sua importância e abrangência, ao apresentar as áreas e atividades profissionais e de atuação do biólogo. Em seguida, tratou do Projeto de Lei (PL) 2943/2023, que altera a Lei nº 6.684, de 1979, que “regulamenta as Profissões de Biólogo e de Biomédico, cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Biologia e Biomedicina”.
Ainda sobre o teor do PL, a presidente destacou o texto do autor do Projeto de Lei, deputado federal Baleia Rossi (MDB/SP), quando deixou claro que “faz-se necessário o ajuste do número de conselheiras e conselheiros para vir ao encontro da contemporaneidade, até para aperfeiçoamento das discussões e fiscalização da ilustre atividade profissional”.
O deputado Bohn Gass fez questão de agradecer a oportunidade de trabalhar pela causa dos biólogos, profissão que tem evoluído desde 1979 e frisou que “ainda trabalham com uma estrutura administrativa/fiscalizadora anacrônica com os desafios atuais e futuros.”
“Com muita disposição concordo em assumir o PL 2943/2023, como Relator, na Comissão de Trabalho (CTRAB), da Câmara dos Deputados”, finalizou o deputado.