29/02/24
O Fórum dos Conselhos Federais das Profissões Regulamentadas (Conselhão) realizou, nesta terça-feira (27), sua 103ª Reunião Plenária, na sede do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília. O evento reuniu representantes das entidades que compõem o Fórum estudar várias questões relacionadas às profissões regulamentadas no país, além de planejar ações para 2024.
O Conselho Federal de Biologia foi representado pela Presidente do CFBio, Dra. Alcione Ribeiro Azevedo, que destaca a importância dessas reuniões para tratativas de assuntos de interesse comum entre os Conselhos de Classe. Como exemplo, Dra. Alcione cita o debate sobre o Concurso Nacional Unificado.
“Neste debate, foi discutida a possibilidade de serem feitas gestões institucionais – junto aos organizadores do certame – com fins de direcionar as vagas de nível superior para as ‘áreas afins’ ao cargo, ao invés de se admitir qualquer nível de formação em cargos com grande especificidade em termos de atribuições”, esclarece a Presidente do CFBio.
Na ordem do dia, os presentes deliberaram sobre a composição da Comissão de Comunicação e Marketing do Fórum e ressaltaram os projetos que estão em andamento, como a criação do site oficial e de perfis nas redes sociais, para divulgar o grupo e disseminar seus informativos. Na oportunidade, os representantes das entidades debateram a criação de um grupo de trabalho para o estudo aprofundado sobre a viabilidade de criação da personalidade jurídica do Fórum, com objetivo de permitir mais segurança diante das deliberações necessárias e das atividades propostas.
As atividades das Comissões de Assessoramento Técnico e de Assessoramento Parlamentar também foram relatadas, com destaque para a sugestão de criação de uma agenda parlamentar para orientar as ações do Fórum ao longo do ano, a fim de se melhorar a articulação com o Congresso Nacional para fortalecer as profissões regulamentadas. O secretário-executivo do Conselhão, Jenner de Morais, destacou a importância dessa pauta: “O Fórum se consolidou nesses últimos 26 anos, e o trabalho que estamos realizando junto ao Congresso Nacional tem sido primordial para fortalecer os profissionais e as profissões regulamentadas”.
Outro ponto de discussão durante o encontro foi apresentado pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa), que trouxe à tona um debate social sobre a proliferação de diplomas falsos. Na oportunidade, os presentes apresentaram sugestões para enfrentar esse problema e aprimorar a identificação desses documentos para registro profissional. O Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) apresentou um estudo de caso sobre a atividade docente de profissionais não registrados em conselho de classe.
O Fórum já está com o próximo encontro agendado para março de 2024.
(Com informações do Conselho Federal de Biologia – CFBio; e da assessoria do Conselho Federal de Contabilidade – CFC)