12/12/23
Zilamar Costa Fernandes, coordenadora do Fórum dos Conselhos Profissionais da Área da Saúde (FCPAS), levantou preocupações contundentes sobre os impactos do ensino a distância (EAD) na formação dos profissionais de saúde. Em recente visita à sede do CFBio (Brasília – DF) – Veja matéria (https://cfbio.gov.br/2023/12/12/407a-plenaria-do-cfbio-recebeu-visita-da-coordenadora-do-forum-dos-conselhos-federais-da-area-da-saude) e assista o vídeo (https://youtu.be/qhfFtHp1OOY). Fernandes destacou os riscos inerentes ao formato de educação remota para campos onde a prática e o contato presencial são cruciais na relação entre profissional e paciente.
A coordenadora enfatizou que áreas como Biologia, Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e outras disciplinas da saúde dependem fortemente da interação direta para o desenvolvimento de habilidades práticas, competências interpessoais e aprimoramento clínico. Fernandes argumentou que o EAD, embora tenha seus méritos em outros campos, pode comprometer a qualidade e a segurança da formação nessas áreas sensíveis.
“Não se trata apenas de adquirir conhecimento teórico, mas sim de desenvolver habilidades práticas e competências sociais que são fundamentais para cuidar dos pacientes com excelência”, afirmou Fernandes. Ela ressaltou que aspectos como a capacidade de interação, a compreensão das nuances não verbais e a tomada de decisões rápidas em ambientes clínicos não podem ser plenamente adquiridos por meio de plataformas virtuais.
Além disso, Fernandes expressou preocupação com a possibilidade de que a adoção generalizada do EAD na formação de profissionais de saúde possa comprometer a segurança do paciente no futuro. “Não podemos negligenciar a importância do contato direto na aprendizagem desses profissionais. Estamos lidando com vidas humanas, e a formação adequada é essencial para garantir a qualidade dos cuidados de saúde”, enfatizou.
No entanto, Fernandes reconheceu que, em determinados momentos, o ensino remoto pode ser uma alternativa viável, especialmente para conteúdos teóricos e atividades que não dependem exclusivamente da interação prática. Ponderou sobre a necessidade de um equilíbrio cuidadoso e fiscalizado entre a educação presencial e o uso estratégico de recursos online.
A declaração de Fernandes ecoa um debate crescente sobre os limites e as vantagens do ensino a distância em campos práticos e intensivos, na saúde. Enquanto avançamos em um mundo cada vez mais digitalizado, questões relacionadas à qualidade e à integridade da formação profissional tornam-se pontos cruciais para consideração.
À medida que a educação evolui, a fala da Coordenadora do FCPAS levanta importantes reflexões sobre como garantir uma formação robusta e adequada para os futuros profissionais de saúde, mantendo o equilíbrio entre os benefícios do ensino remoto e a essencialidade do contato presencial para um cuidado de qualidade, visando melhor atender a sociedade.