19/05/23
A presidente do CFBIO, Maria Eduarda de Larrazábal e a assessora técnica Deise Bonora, participaram da Audiência Pública “Compromissos do Brasil com a Década de Restauração de Ecossistemas com Relação à Mata Atlântica” que ocorreu nesta quinta, 18/05, no Plenário 2 da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).
Lembrando que a Década de Restauração de Ecossistemas está em curso desde 2021, com inúmeros desafios a serem alcançados até 2030.
O evento contou também com a participação do presidente do CRBio-09, João de Deus Medeiros, que compôs a mesa diretora, representando a Rede de Organizações Não Governamentais da Mata Atlântica, da qual é coordenador.
Coordenando a audiência tivemos o Deputado Nilto Tatto, autor do Requerimento, e completando a mesa, Rita de Cássia, Secretária Nacional de Combate ao Desmatamento (Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima – MMA); Alexandre Gaio, presidente da Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público do Meio Ambiente – ABRAMPA; Roberta Del Giudice, secretária-executiva do Observatório do Código Florestal; Luis Fernando Guedes Pinto, diretor-executivo da Fundação Mata Atlântica; Rubens Benini, coordenador do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica e João Augusti, vice-coordenador do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica.
Segundo João de Deus, “Estamos tendo a oportunidade, através de uma iniciativa da Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados, de debater os compromissos que o Brasil tem assumido com a Década da Restauração dos Ecossistemas, com enfoque mais ameaçados, não somente do Brasil, mas do mundo. E, que para nós, tem uma relevância grande porque, frente às ameaças decorrentes das mudanças climáticas, nós estamos tratando de espaços onde estão as maiores cidades do Brasil. Praticamente 80% da nossa população ocupa esse espaço da Mata Atlântica e com os problemas ocasionados pelas mudanças climáticas e pela degradação dos ecossistemas, essas áreas se tornam muito vulneráveis, tanto à processos de eventos extremos de seca, quanto de chuvas intensas, com enormes prejuízos. Nós precisamos entender a restauração dos ecossistemas também como um instrumento de adaptação a essa nova realidade. Tivemos aqui uma ótima oportunidade de discutir os caminhos que nós temos como poder público e também sociedade civil para fazer um enfrentamento adequado a esses pontos expostos. Uma oportunidade ímpar de sensibilização em busca da restauração desse ecossistema“, completou.
Às vésperas do Dia Mundial da Biodiversidade, que será nesta segunda, 22 de maio, a Audiência Pública se insere no anseio da grande maioria dos brasileiros. A data em homenagem à biodiversidade foi escolhida pelo CFBio, para o lançamento do Concurso de Fotografias da 4a ConfeBio, cujo tema é justamente “A Década de Restauração de Ecossistemas”. Essa é uma oportunidade de se engajar na luta em prol da restauração da Mata Atlântica e de outros biomas nacionais que encontram-se ameaçados. Preparem suas melhores fotografias e aguardem a abertura das inscrições.
Veja a galeria de imagens do evento: https://www.flickr.com/photos/cfbio/albums/72177720308408843