13/05/22
A Comissão de Educação do Conselho Federal de Biologia (CFBio) se reuniu nesta quinta-feira (12/05), de maneira híbrida, com participação on-line e presencial na sede da instituição, em Brasília.
Além dos membros da Comissão, composta pela coordenadora Cristina de Souza Motta, pela Bióloga Flávia Duarte Sampaio e pelos Biólogos Marcus Vilaça e José Roberto Feitosa, estiveram presentes na reunião a presidente do CFBio, Maria Eduarda de Larrazábal, o vice-presidente, Eliézer Marques, e a Conselheira Tesoureira, Alcione Ribeiro.
Dentre os assuntos debatidos estão a segunda licenciatura, o perfil do Biólogo licenciado e a análise da documentação para realização de nova edição do Selo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências Biológicas.
Segundo a coordenadora, Cristina de Souza Motta, também foram discutidos o papel e as atribuições da Comissão de Educação, bem como as ações realizadas durante a pandemia. “Para darmos andamento a algumas questões, tivemos que fazer essa reunião presencial, porque precisávamos ter acesso a documentos físicos que estão na sede do CFBio”, explicou. Em relação ao Selo de Qualidade, Cristina esclareceu que a comissão procedeu à leitura das contribuições enviadas pelas comissões de Formação e Aperfeiçoamento Profissional (CFAPs) dos Conselhos Regionais de Biologia (CRBios).
Outro assunto que entrou na pauta de discussões foi a atuação profissional de Biólogos licenciados. “A Comissão de Educação tem um papel fundamental, principalmente no que diz respeito às atribuições dos licenciados, que compõem uma grande parte dos Biólogos registrados nos CRBios”, complementou a coordenadora, reforçando a importância desse trabalho conjunto entre Conselho Federal e Conselhos Regionais de Biologia. “É fundamental trabalharmos juntos, de maneira integrada, como um sistema”, concluiu.
Na avaliação da Conselheira Federal Flávia Duarte Sampaio, que também integra a Comissão, a reunião “foi extremamente produtiva, porque mesmo a Comissão de Educação tendo feito seis reuniões durante a pandemia, de maneira on-line, era preciso acessar documentos físicos que estavam no Conselho. Além disso, tivemos a oportunidade de fazer uma reunião com a Diretoria do CFBio e alinhar alguns pontos, obtendo o respaldo necessário para que fossem ratificados”, destacou a Bióloga.