22/04/21
É com imenso pesar que o Conselho Federal de Biologia recebeu a notícia do falecimento, nesta quarta-feira (21), do Biólogo sanitarista Evandro Rodrigues de Britto, que foi presidente do CFBio entre 1985 e 1987 e vice-presidente na primeira gestão (1983-1985), tendo atuado no movimento que lutou pela regulamentação da profissão no Brasil.
Formado em História Natural pela Faculdade Nacional de Filosofia, Ciências e Letras, da então Universidade do Brasil, em 1963, concluiu pós-graduação em Microbiologia, em Engenharia do Controle da Poluição das Águas e em Tratamento Biológico de Efluentes pela COPPE/UFRJ. Foi diretor de diversas áreas importantes na Companhia Estadual de Água e Esgotos (CEDAE), no Rio de Janeiro.
Entre 1979 e 1983, Evandro Britto foi presidente da Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente, atual INEA, e da Comissão Estadual de Controle Ambiental. Atuou ativamente no corpo técnico e na diretoria da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (ABES), por meio da qual lançou extensa bibliografia voltada ao saneamento básico e ambiental e ao tratamento de esgotos.
Em sua vida acadêmica, lecionou na Escola de Engenharia da UFRJ, na Escola Politécnica da PUC e no Instituto de Biologia da UFRRJ. Além disso, escreveu 6 obras literárias e 49 trabalhos técnicos.
A presidente do Conselho Federal de Biologia, Maria Eduarda de Larrazábal, lamentou a perda desse importante profissional, que deixou grandes contribuições para a área de saneamento e para o reconhecimento da profissão de Biólogo no País. O CFBio presta sua solidariedade a familiares, amigos e amigas. Que recebam conforto e que tenham força e serenidade para enfrentar este momento difícil.