9/04/21
O Conselho Regional de Biologia da 4ª Região (CRBio-04) promove, no dia 13 de abril, de 9h às 11h, a videoconferência “O uso de geotecnologias em atividades remotas para monitoramentos e estudos ambientais”. O evento será on-line, gratuito e com emissão de certificado para os participantes.
Para palestrar, a Comissão de Orientação e Fiscalização do Exercício Profissional (Cofep) do Conselho convidou os biólogos Fabiano Silva e Luciana Kamino, com larga experiência no tema e que trarão diferentes abordagens a partir de suas áreas de atuação.
Para se inscrever, acesse: http://bit.ly/live-geotec.
Palestrantes
Aplicações de geotecnologias nos estudos ambientais
Fabiano Silva
Biólogo, limnólogo, Doutor em Ecologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018). Mestre em Ciências Naturais pelo Departamento de Geologia da Universidade Federal de Ouro Preto (2012). Graduado em Ciências Biológicas Ênfase em Gestão Ambiental pela PUC Minas (2004). Foi Pesquisador do CETEC/MG por 12 anos e atualmente é diretor executivo da empresa Tema Consultoria, presidente do Instituto Teia para Sustentabilidade, e professor da PUC Minas nos cursos de Pós-graduação em Geoprocessamento, Geração Distribuída e Energias Renováveis, Gestão Ambiental Integrada e Estudos Ambientais Aplicados à Fauna. Desenvolve pesquisa em limnologia, qualidade de águas, ecologia de ambientes aquáticos, ecologia de reservatórios, técnicas de manejo, controle e modelagem de espécies aquáticas invasoras e bioengenharia. Coordena o tema Limnologia do Programa de Restauração da bacia do rio Paraopeba em Função do rompimento das barragens de rejeito em Brumadinho-MG. Coordena o Monitoramento Limnológico e de Qualidade de Águas das UHEs de Furnas (MG), UHE Manso (MT), UHE Serra da Mesa (GO), UHE Itumbiara (GO) e UHE Corumbá (GO). Atua em dois Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D ANEEL), desenvolvendo pesquisas tecnológicas ambientais.
Geotecnologias e a atuação dos biólogos
Luciana Kamino
Bióloga graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais, com mestrado, doutorado e pós-doutorado em Biologia Vegetal pela mesma instituição. Atualmente é diretora-presidente e coordenadora de pesquisa e desenvolvimento de projetos do Instituto Prístino. Tem experiência na área de botânica e ecologia vegetal, atuando principalmente na conservação da flora ameaçada de extinção da Floresta Atlântica e das cangas.
A bióloga Juliana Ordones, coordenadora da Cofep, fará a mediação do evento. Após as palestras, será aberto espaço para comentários e perguntas dos participantes.
Fonte: CRBio-04