10/12/20
A Diretoria do Conselho Federal de Biologia (CFBio) se reuniu nesta quarta-feira (9/12) com o presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, Rodrigo Agostinho (PSB-SP). O parlamentar, que é mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental, está concluindo curso graduação em Ciências Biológicas.
Além do deputado, participaram do encontro a presidente do CFBio, Maria Eduarda de Larrazábal, o vice-presidente, Eliézer José Marques, a Conselheira Secretária, Helena Lúcia Ferreira, a Conselheira Tesoureira, Alcione Ribeiro de Azevedo, e o Conselheiro Murilo Damato, membro da Comissão de Meio Ambiente e Biodiversidade do Conselho Federal. Também estiveram presentes a Bióloga e assessora técnica do deputado, Carla Gheler Costa, e a assessora parlamentar do CFBio, Evellin Silva.
A reunião foi realizada, de maneira virtual, com objetivo de apresentar a gestão atual do CFBio ao deputado, de identificar pautas comuns e de traçar ações estratégicas conjuntas para aprovação de medidas legislativas favoráveis à Biologia, aos profissionais das Ciências Biológicas, ao meio ambiente e à sociedade.
Durante a conversa, a Diretoria do CFBio destacou as principais diretrizes da profissão de Biólogo, suas áreas de atuação e a legislação orientadora. Também foi apresentada ao parlamentar uma lista de matérias legislativas em tramitação na Câmara dos Deputados que tratam de temas importantes como piso salarial do Biólogo, incentivo à pesquisa e à ciência no Brasil, Política Nacional de Fauna, espécies ameaçadas de extinção, entre outros projetos que impactam diretamente na saúde pública e na proteção do meio ambiente e da população.
O deputado reconheceu que há desafios quando o assunto são as áreas de sombreamento, exercidas por mais de uma profissão, e se colocou à disposição do CFBio para garantir a proteção das atividades de atuação da Biologia. Agostinho afirmou ainda que tem se envolvido em debates sobre suporte e incentivo à pesquisa, especialmente junto à Comissão de Ciência e Tecnologia, e sobre temáticas ambientais juntamente a colegiados científicos, como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e as sociedades brasileiras de Zoologia, de Botânica e de Ecologia.
A presidente do CFBio, Maria Eduarda de Larrazábal, agradeceu a disposição e a abertura do presidente da Comissão de Meio Ambiente para o diálogo e para a construção de ações conjuntas, e colocou o Conselho à disposição para apoiar nos aspectos técnicos relacionados às áreas de atuação e atividades profissionais do Biólogo.
Ao final, o CFBio e o gabinete do deputado ficaram de identificar as matérias legislativas a serem trabalhadas em conjunto referentes à pauta ambiental, ao seguro e legítimo exercício da profissão por Biólogos, e à proteção da biodiversidade brasileira.