16/09/20
É com profunda tristeza e indignação que o Conselho Federal de Biologia – CFBio vem acompanhando as notícias sobre o aumento do desmatamento ilegal e dos incêndios na Amazônia, o desmantelamento de políticas de conservação ambiental no País, o aumento de ataques e agressões a lideranças e populações indígenas, e a pavorosa situação dos incêndios que assolam o Pantanal.
Nesta segunda-feira (14), o governo de Mato Grosso do Sul e o governo federal reconheceram a situação de emergência no estado em razão dos incêndios. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe), os incêndios no Pantanal cresceram em 210%, só neste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado (entre 1º de janeiro e 12 de setembro). O crescimento no número de queimadas fez o bioma perder cerca de 15% de seu território, com destruição de pelo menos 2,3 milhões de hectares, segundo números do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo).
Dentre as graves consequências dos incêndios e do desmatamento ostensivo das nossas florestas estão a perda de espécies nativas e de biodiversidade, a morte de animais, a destruição de ninhos, o prejuízo na reprodução de espécies de fauna e flora, além da deterioração do solo e da diminuição da qualidade do ar.
Diante desse cenário estarrecedor, o CFBio faz um apelo às autoridades responsáveis pela realização de ações efetivas para prevenção e controle do desmatamento e dos incêndios, bem como pela investigação e punição dos responsáveis.
Reafirmamos ainda o compromisso do Sistema CFBio/CRBios e de profissionais da Biologia, que estão à disposição das instituições e da sociedade para atuar no resgate de fauna, na prevenção, na educação ambiental, nas pesquisas científicas, no combate dos incêndios, no monitoramento de fauna e flora afetadas, no planejamento de estratégias para recuperação de áreas destruídas pelo fogo e pelo desmatamento e na colaboração para construção de políticas públicas.
Nessa mesma direção, CRBio-01 colocou a Delegacia Regional de Mato Grosso do Sul (Campo Grande), chefiada pelo Biólogo Dr. José Milton Longo, à disposição de Biólogos e Biólogas do estado no atendimento de suas necessidades trabalhistas nesse momento de calamidade. O contato com a Delegacia de MS pode ser feito através do e-mail delegaciams@crbio01.gov.br.
Atuação de Biólogos
“O papel dos Biólogos frente às queimadas em áreas de vegetação nativa” foi tema de uma das palestras da 1ª Conferência Nacional da Biologia, realizada pelo Sistema CFBio/CRBios entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro, com transmissão ao vivo pelo canal do Conselho Federal de Biologia no Youtube.
Nessa palestra, a Bióloga Paula Isla Martins, analista de conservação do WWF-Brasil e facilitadora trinacional do Observatório Pantanal, abordou a problemática das queimadas em áreas de vegetação nativa que têm ocorrido durante a pandemia, e o papel de Biólogos e Biólogas nesse enfrentamento. A palestra foi mediada pelo Biólogo Dr. José Milton Longo, responsável pela Delegacia Regional de Mato Grosso do Sul.
Assista: