15/05/20
É com enorme preocupação que o Conselho Federal de Biologia (CFBio) tem acompanhado a condução das políticas de saúde no Brasil, com nova mudança no comando do Ministério da Saúde, em meio à crise sanitária mais grave da história do nosso País.
Não podemos fechar os olhos para os dados alarmantes, que demostram o crescimento no número pessoas infectadas e mortas no Brasil em decorrência do novo coronavírus. Esse momento de tanta dor e sofrimento requer unidade técnica, estabilidade e um esforço conjunto por parte do governo, das instituições privadas, da comunidade científica e da sociedade para reduzir a velocidade da epidemia e achatar a curva de contágio.
Diante dessa situação de calamidade na saúde pública, o CFBio faz um apelo aos gestores para que tomem decisões firmes de enfrentamento à COVID-19 com base em fatos e evidências científicas. Pesquisadores de várias áreas do conhecimento de todo o Planeta estão reunidos em busca de uma solução para o controle da COVID-19, doença que diariamente ceifa milhares de vidas. Esses estudos contribuem para a descoberta de prevenção, diagnóstico, tratamento e cura. Ignorar os achados científicos é ir na contramão do que a humanidade carece.
Esses profissionais precisam ser valorizados, ouvidos e considerados para a tomada de decisões eficazes. Somente dessa maneira conseguiremos enfrentar a pandemia, cessando o número de mortes e de famílias dilaceradas, com a certeza de que fizemos tudo o que está em nosso alcance para salvar vidas.